Um avião Airbus A320 da Latam Airlines passou a mil pés, cerca de 300 metros de altura, sobre Catanduva, na manhã de terça-feira, 14. Os pilotos acreditavam que estavam se aproximando do aeroporto de São José do Rio Preto e apontavam possível falha no GPS da aeronave. O voo partiu do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 8h24, com 110 passageiros.
Conforme apuração feita pelo portal Aeroin, quando o voo passava próximo a Catanduva, o piloto informou ao operador da Rádio Rio Preto que estava iniciando um 360º para reduzir a altitude antes da aproximação para o pouso. Ele acabou sendo avisado pelo operador que a pista que ele visualizava era a do Aeroclube de Catanduva, que não comportaria a aeronave.
Foram necessários pelo menos dois alertas da Rádio Rio Preto aos pilotos com a informação de que o Controle Academia, que fica na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, havia solicitado que eles voltassem a fazer contato na frequência do controle de tráfego aéreo. A partir daí, o voo foi conduzido pelos controladores ao seu destino. O pouso em Rio Preto foi às 9h31.
Em nota, a Latam informou que “o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A Latam reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura”.
Autor