
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta, 7, a Operação Descalabro para desarticular esquema de desvio de recursos públicos da saúde em Bebedouro. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, além de ordens de sequestro de bens e valores dos investigados. Vários alvos da operação são de Catanduva.
O esquema consistia no uso de uma organização social, que estaria ligada ao Hospital Mahatma Gandhi, para gerir recursos da saúde, que então firmava contratos de mais de R$ 13 milhões com empresas de fachada ligadas a seus próprios dirigentes para desviar os valores. A investigação aponta que o grupo atuava em conluio com agentes públicos.
A mesma entidade é alvo de apuração pelo Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público. Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações.
Em Catanduva circularam viaturas da Polícia Federal, Receita Federal, Receita Estadual, Força Tática da PM e do 9º Baep – Batalhão de Ações Especiais de Polícia. Residências e empresas ligadas aos diretores da instituição investigada foram vistoriados e muitos deles detidos. A reportagem aguarda informações da Polícia Federal sobre o desfecho da operação.
Autor
