A Unifipa recebeu a mestre em Microbiologia e egressa do curso de Biologia da Universidade de Aveiro, em Portugal, Diana Mendonça, para intercâmbio científico na área de pesquisa. A participação da pesquisadora no Brasil é resultado da recente parceria firmada entre a Universidade de Aveiro e a Unifipa que, por meio de acordo institucional, visa facilitar a mobilidade acadêmica e o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre as instituições.
Durante o período de intercâmbio, Diana foi acolhida pelo Centro de Pesquisa Experimental e Clínica/Cepec da Unifipa, onde acompanhou a rotina de diferentes laboratórios e integrou atividades vinculadas a projetos de pesquisa de pós-graduação.
Segundo a pesquisadora, grande parte de suas atividades ocorreu na Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais/UDPE - Biotério, com foco no manejo de animais utilizados em pesquisa e na observação de técnicas aplicadas nesses modelos experimentais.
Atualmente, Diana está em fase de preparação para o doutorado e informou que pretende dar continuidade à linha de pesquisa desenvolvida durante o mestrado, com ênfase no estudo e no desenvolvimento de terapias baseadas em plantas medicinais.
Além das atividades acadêmicas ela destacou a receptividade como um dos aspectos marcantes da experiência no Brasil. “Definitivamente o que mais me chamou a atenção foi o carinho das pessoas e a maneira como me receberam aqui. A disponibilidade para ensinar as suas rotinas, falar sobre os seus projetos e, mesmo fora da parte científica, toda a amabilidade com que me receberam foi, sem dúvida, o que mais me marcou”, afirmou.
A presença de estudantes estrangeiros na Unifipa integra as ações da política institucional de internacionalização da universidade, que tem como objetivo fortalecer a cooperação científica internacional e ampliar a formação acadêmica dos futuros profissionais da área da saúde.
Autor