Pesquisa inédita do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) mostrou que o Programa de Ensino Integral (PEI) no Ensino Médio, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), é um aliado para a redução da evasão escolar.
Para escolas estaduais do PEI, a taxa de evasão foi 10,6 p.p. menor se comparada às escolas regulares. O impacto é ainda maior para jovens com atraso escolar, em que a taxa de evasão foi 19,4 p.p menor.
O estudo, realizado com base no desempenho dos estudantes de escolas estaduais em tempo integral e parcial no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), levou em conta escolas de Ensino Médio que aderiram ao PEI entre 2012 e 2019, passando a ofertar jornada diária de 9 horas.
As análises compararam os resultados das escolas PEI antes e depois de se tornarem integrais com os resultados de escolas regulares no mesmo período.
O levantamento provou que o PEI também tem efeito positivo no aprendizado. Estudantes do 3º ano das escolas PEI analisadas obtiveram 14,1 pontos adicionais em Matemática e 10,2 em Língua Portuguesa na escala Saresp.
Considerando que um estudante típico aprende ao longo do Ensino Médio o equivalente a 15 pontos na escala Saeb em Matemática e 20 pontos em Língua Portuguesa, de acordo com uma pesquisa do professor Ricardo Paes de Barros, pode-se concluir que o estudante do PEI teve quase três anos letivos adicionais de aprendizagem em Matemática e um ano e meio em Língua Portuguesa do que teria caso sua escola não tivesse se tornado integral.
Esses resultados se tornam ainda mais potentes em escolas que se converteram ao PEI há mais tempo. Alunos que frequentaram por pelo menos três anos o ensino médio integral têm mais do que o dobro de aprendizado em Matemática e 73% a mais em Língua Portuguesa do que um estudante típico desta etapa.
“O Programa de Ensino Integral propicia aos estudantes, além das aulas que constam no currículo escolar, oportunidades para aprender e desenvolver práticas para apoiá-los no planejamento e execução do seu Projeto de Vida”, destaca a dirigente regional de Ensino, professora Luciana Bianchin Lopes Pereira.
Segundo ela, dentre as premissas do PEI, evidencia-se o Protagonismo Juvenil, considerando o jovem estudante partícipe em todas as ações da escola e construtor do seu Projeto de Vida. “A escola, cuidadosamente, pensa num ambiente e em ações que proporcionam aos estudantes conquistar a autoconfiança, autodeterminação, autoestima e autonomia que são elementos imprescindíveis ao gerenciamento de suas habilidades e competências.”
“Não posso deixar de mencionar que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas unidades escolares durante o contexto pandêmico dos últimos dois anos, gestores, docentes e funcionários nunca mediram esforços para garantir a aprendizagem dos estudantes, demonstrando o compromisso na construção de uma educação de qualidade”, completa.
EXPANSÃO 2023
Em 2022, o PEI alcançou 2.050 unidades de ensino, o equivalente a 40% do total de escolas do estado, ofertando 1,1 milhão de vagas em jornada integral. Para o ano letivo de 2023, 234 novas escolas passarão a integrar o PEI, elevando para 2.284 escolas em tempo integral. As novas unidades vão atender cerca de 110 mil estudantes, totalizando 1,2 milhão de vagas em 2023.
Nestor foi primeira escola de Ensino Integral da região
O Programa de Ensino Integral foi implementado em 2012 com o objetivo de expandir e repensar o papel da escola na vida dos estudantes. No ano seguinte, a Diretoria de Ensino – Região de Catanduva foi contemplada com a primeira escola de Ensino Integral de 9 horas, no caso a Dr. Nestor Sampaio Bittencourt, situada no Parque Iracema, em Catanduva.
Nos anos seguintes, outras unidades participaram do processo de expansão e aderiram ao programa após parecer favorável da comunidade escolar e da Seduc-SP. Atualmente, das 27 escolas jurisdicionadas, 15 ofertam o Ensino Integral de 9 horas na região de Catanduva, sendo
Alfredo Minervino (2022), Barão do Rio Branco (2020), Profa. Dinorah Silveira Borges (2022), Dr. Nestor Sampaio Bittencourt (2013) e Prof. Vitorino Pereira (2020) no próprio município.
Além delas, as escolas Dr. Carlos Augusto Froelich (2022) em Pindorama; Giuseppe Formigoni (2022) em Santa Adélia; Pedro Teixeira de Queiroz (2022) e Profa. Shirley Camargo Von Zuben (2014) em Novo Horizonte; Profa. Ruth Dalva Ferraz Farão (2022) em Itajobi; Prof. Bento de Siqueira (2022) em Marapoama; Profa. Aparecida Matilde Turim Baldo (2020) em Palmares Paulista; Profa. Carolina de Quadros Toledo (2022) em Paraíso; Saturnino Antônio Rosa (2022) em Embaúba; e Profa. Elmira Goulart Pereira (2022) em Cajobi.
Em 2022, a Escola Estadual Capitão Horácio Antônio Nascimento, de Tabapuã, passou pelo processo de adesão e, mediante pareceres favoráveis, ofertará o Ensino Integral em 2023.
No Ensino Fundamental Anos Finais, a Escola Estadual Profa. Aparecida Matilde Turim Baldo, que oferta o Ensino Integral desde 2020, superou a meta do Ideb e obteve média superior a 6,0. Além disso, outras escolas de Ensino Integral foram destaque na nota do Ideb: Prof. Vitorino Pereira, Pedro Teixeira de Queiroz, Prof. Bento de Siqueira e Giuseppe Formigoni.
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