Para que mais crianças tenham contato e a experiência com a pintura e as artes visuais, o projeto 'Pequenos Grandes Pintores' doará estruturas de ateliê de pintura móvel a uma escola pública de Ariranha, que inclui um acervo de coleção de livros sobre os maiores pintores da história do Brasil e materiais para fazer arte. A entrega será feita no CCE "José Abdo Sader - Zuza" na quinta-feira, dia 6, às 9 horas.
As estruturas são compostas de materiais para as oficinas de pintura, com pincéis, tintas, lápis de cor, giz de cera e giz de carvão, aventais, papéis coloridos, telas, paletas e cavaletes, e incluem itens para criar um ambiente criativo e funcional para as crianças aprenderem, com banquinhos e tapetes em EVA colorido grande em formato de quebra-cabeça, que acomodam os participantes durante as atividades de pintura.
Os kits ainda incluem uma coleção de livros sobre Van Gogh, Leonardo da Vinci, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, miniquadros de obras e réplicas famosas para decoração, e molduras para exposição das obras realizadas pelas crianças.
Para dar continuidade à ação cultural e pôr em prática a criatividade e a valorização das atividades lúdicas, o 'Pequenos Grandes Pintores' ainda realizará oficinas de pintura interativa com crianças de 6 a 12 anos das escolas contempladas, com o uso de fantoches de grandes pintores da história brasileira e internacional.
O projeto será desenvolvido em diversas cidades do Brasil, visando ao fomento e à difusão das artes visuais e da cultura ao público carente dessas atividades, através de doações a instituições sem fins lucrativos, centros culturais, entidades assistenciais e escolas públicas que atendem crianças de baixa renda. A estimativa é que serão beneficiadas 6 mil crianças.
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta o projeto 'Pequenos Grandes Pintores', com patrocínio da empresa Velas São Domingos e produção da Sancell.
Autor