Depois de 905 dias do primeiro caso de internação por Covid-19 no Hospital de Base (HB) de Rio Preto, a instituição marcou o dia de ontem, 16 de setembro, como um momento histórico. O hospital zerou a ocupação de pacientes internados em UTI por Covid-19.
Ao todo, 8.553 pacientes foram diagnosticados com Covid e passaram por tratamento no HB. O primeiro caso de internação em UTI registrada na instituição ocorreu no dia 25 de março de 2020. O hospital tem até o momento 6.405 altas hospitalares pela doença.
Para a diretora administrativa do HB, Amália Tieco, essa data é vitoriosa tanto para a instituição, quanto para a sociedade. “Hoje é um dia histórico na nossa instituição. Estamos zerando as internações de pacientes Covid em UTI depois dos mais de 8 mil que passaram por tratamento aqui. Durante os períodos mais críticos da pandemia, o HB teve o maior número de leitos de UTI Covid do país e hoje saber que não temos mais ninguém grave por essa doença é uma vitória para toda sociedade e para nós também”, enalteceu.
A chefe da UTI do HB, Suzana Lobo, comemorou o marco atingido, lembrou dos desafios vividos durante o memento crítico da pandemia e fez um alerta. “Esse momento para a instituição é histórico e muito importante. Eu gostaria que não fosse esquecido que os agentes públicos deveriam estar mais preparados para emergências dessa natureza, e que as lições aprendidas nessa pandemia não sejam esquecidas e sirvam para nortear ações futuras de uma maneira mais proativa e não reativa”.
Ela ressaltou a importância da pesquisa mesmo em uma pandemia. “Mesmo com a sobrecarga assistencial dezenas de ensaios clínicos em larga escala foram realizados de forma coordenada e colaborativa e hoje, graças a esses estudos realizados, já temos um pequeno arsenal terapêutico para combater a doença, além de que essas mesmas terapias serão testadas para outros agentes infecciosos. Também ressalto a dedicação da imprensa na comunicação de números reais e fatos, combatendo diariamente as campanhas de desinformação”, afirmou.
Com uma série de pesquisas voltadas para o enfrentamento da Covid-19, o HB, por meio do seu Centro Integrado de Pesquisas (CIP), já participou dos estudos da vacina Janssen (a divisão farmacêutica da Johnson-Johnson) e da vacina produzida pela biofarmacêutica Medicago (CP-PRO-CoVLP-021), além de estudos de diversos medicamentos contra o Coronavírus.
Autor