De 21 a 25 de março, o curso de Pedagogia da Unifipa realizou o II Seminário de Educação Especial e Inclusão Escolar, com palestras, mesa-redonda, oficina e apresentações culturais, e a finalidade de ampliar a formação docente com relação à construção de práticas educacionais que atendam à diversidade inerente aos estudantes da Educação Básica, com foco na construção de conhecimentos e na sensibilização sobre a inclusão escolar e social.
A semana começou com a palestra online 'Cultura inclusiva e surdez', ministrada pela educadora Doani Emanuela Bertan, que possui graduação em Pedagogia e pós-graduação lato sensu em Educação Especial. Na terça-feira, de forma presencial, os alunos, no Anfiteatro Padre Albino, assistiram o cine educativo 'Mucize', narrando a história do professor Mahir e seus ensinamentos em vilarejo nas montanhas.
Na quarta-feira, na palestra online, Karin Elizabeth Kruger, doutoranda em Educação Escolar pela Unesp Araraquara, falou sobre 'Sexualidade e Deficiência'. Já no campus sede da Unifipa, na quinta-feira, houve Oficina Formativa com Narrativas Teatrais, ministrada pelo professor teatral Rafael Back, e na mesma noite, no Anfiteatro Padre Albino a mesa-redonda 'Funcionamento cognitivo e o autismo: desafios e possibilidades na inclusão escolar'.
A atividade teve mediação da professora Lidiane A. Ferrari Botteon e as convidadas Mariana Gisse Pinto, graduada em administração pela PUC/SP, Jaqueline Brocco Paião Alcade, docente da Apae Catanduva na área do autismo há 13 anos com graduação em Pedagogia e pós-graduação em Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista (TEA), e Cláudia Vaz de Lima, mãe do Lorenzo, de 10 anos.
Para finalizar as atividades, na sexta-feira, o encerramento da Semana teve apresentações e atividades culturais entre os alunos do curso de Pedagogia e a apresentação do Coral Vozes da Pedagogia. O evento sorteou brindes, doados pela Cocam.
Autor