Alunos das escolas públicas matriculados na 3ª série do Ensino Médio em 2023 e que prestaram a primeira edição do Provão Paulista têm até 22 de dezembro para registrar as opções de cursos superiores. Essa escolha é obrigatória para o preenchimento das 15.369 vagas do Provão.
Cada estudante pode optar por até 11 cursos. Nesta primeira edição, o Provão Paulista disponibilizará vagas no ensino superior a partir de parceria inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
O registro de pelo menos uma opção de curso é obrigatório, uma vez que o estudante aprovado será chamado para a matrícula com base na sua escolha. Até o momento, 57,12% dos alunos inscritos no Provão Paulista apontaram os cursos desejados.
Para dar início à escolha, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais devem acessar o portal de escolhas por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.
O estudante poderá selecionar entre uma e 11 opções nos três grupos — o primeiro da USP, Unicamp e Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro, da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos. Isso fica a critério do estudante.
RESULTADOS
Os resultados serão divulgados no dia 26 de janeiro, quando os estudantes saberão sobre a aprovação em um dos cursos pretendidos. Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes.
As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP.
Autor