Participantes com mais de 70 anos marcam presença na 1ª Corrida Unimed Catanduva
Evento será neste domingo, com largada às 8 horas, próximo ao bebedouro da Saec
Foto 1 – ARQUIVO PESSOAL - Maria Tereza Fernandes encontrou na corrida uma forma de cuidar da saúde
Por Da Reportagem Local | 09 de abril, 2022
 

Quem pensa que chegar na terceira idade é sinônimo de diminuir o ritmo do dia a dia e ficar apenas em casa está enganado. Prova disso são as nove pessoas acima dos 70 anos que fizeram inscrição para a 1ª Corrida Unimed Catanduva, o que demonstra que idade não é, nem nunca foi, impedimento para se manter em constante movimento e encarar a prática da atividade física. 

Duas corredoras desta faixa etária marcarão presença na corrida no domingo, dia 10, e resolveram compartilhar a experiência sobre como é competir nas corridas de rua. Elas estarão ao lado de outros 298 competidores que percorrerão trechos de 5 e 10 quilômetros. 

Com 70 anos, Maria Tereza Fernandes corre há 17 anos e encontrou na modalidade esportiva uma forma de cuidar da sua saúde. “Fui ao cardiologista para tratar minha arritmia e o médico me recomendou caminhada. Comecei a fazer pequenas caminhadas com o meu filho, mas, como ele andava rápido, aos poucos estava correndo para acompanhá-lo”, lembra. 

Em sua primeira corrida, em 2005, na tradicional Corrida Matilat, já conquistou o pódio. “Não esperava. Quando vi, estava em quarto lugar”, disse. Desde então, ela sempre buscou correr nas provas realizadas em Catanduva e região. Maria Tereza tem o apoio da família, principalmente do neto Henrique Zanardi, que a acompanha em diversas corridas. O próximo evento da dupla está programado para maio. “Meu neto sempre corre comigo. Ele faz fisioterapia e sempre fala de mim para seus pacientes”, completou. 

Sobre competir, Maria Tereza deixa bem claro que dá o seu melhor para correr bem. “Todos os atletas gostam de chegar em uma boa posição, então a gente se esforça mais. O meu desafio é correr na minha categoria com pessoas dez anos mais jovens”, disse. 

Com 73 anos, Odete Roanda quebra paradigmas ao tentar os dez quilômetros na prova. “Faz três anos que moro em Catanduva e venho treinando para pegar o ritmo. Estou um pouco ansiosa, mas vou tentar fazer esse desafio”, disse.

A aposentada morou em São Paulo e conheceu a corrida aos 40 anos, participando de provas históricas como a São Silvestre e realizando maratonas. “Amo correr, a minha vida mudou muito e foi uma experiência maravilhosa. Hoje, não consigo ficar sem e atividade física é bom para vida toda”, finalizou emocionada. 

A 1ª Corrida Unimed Catanduva celebra duas datas importantes no calendário: Dia Mundial da Saúde, comemorado neste dia 7, e o aniversário do município, em 14 de abril.

A largada está prevista para às 8 horas, em frente ao bebedouro da Saec, com concentração a partir das 7 horas. Com o mote #mude1hábito, a ação incentiva a prática de atividade física em busca de qualidade de vida e do bem-estar. 

RETIRADA DE KITS 

A retirada do kit para a 1ª Corrida Unimed Catanduva deve ser feita nos dias 8, das 14h às 18h, e no dia 9, das 8h às 12h, na Rua Rio Preto, 438. No dia 10, a retirada será no local do evento, das 6h às 7h, exclusivamente para os atletas que residem fora de Catanduva. 

Os kits serão entregues mediante apresentação de documento com foto e comprovante de inscrição; beneficiários Unimed deverão apresentar a carteirinha; cooperado e colaborador da holding Unimed Catanduva deverá apresentar documento que comprove vínculo com a cooperativa. 

CIRCUITO KIDS 

A 1ª Corrida Unimed Catanduva está cheia de atrações. Com 300 atletas inscritos nas modalidades de 5K e 10K, o evento contará com o inédito Circuito Kids. As inscrições são gratuitas e serão realizadas das 7h às 7h20, no dia e local do evento, na avenida Mogi das Cruzes. A largada será às 7h30. 

Para a inscrição, é necessário que o responsável legal pelo menor apresente um documento com foto e também o RG da criança. Para aqueles que ainda não têm RG, pode ser apresentada a certidão de nascimento. Todas as crianças participantes receberão medalha. 

Com o objetivo de incentivar a prática de atividade física desde a infância e o lazer em família, o circuito especial contará com quatro categorias divididas nas respectivas distâncias: 50 metros (5 a 6 anos), 100 metros (7 a 8 anos), 200 metros (9 a 11 anos) e 300 metros (12 a 13 anos). 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sara Nascimento e Murilo Batista brilham no Campeonato Paulista de Judô
Por Stella Vicente | 24 de abril de 2024
Atletas com diabetes participam da Copa Interior de Duathlon e Triathlon
Por Stella Vicente | 24 de abril de 2024
Equipe de Catanduva é campeã da Copa João Crippa de Levantamento de Peso