Paróquias de Catanduva iniciam Mutirão de Confissões nesta quarta
Foto: Divulgação/Redes Sociais - Padre Valdir compartilha a importância da confissão durante a quaresma
Atendimentos serão sempre às 19 horas, com calendário até 10 de abril; padre Valdir explica importância do ato
Por Da Reportagem Local | 25 de março, 2025

As paróquias de Catanduva se unem em um único propósito: o mutirão de confissões para a celebração da Páscoa. O primeiro dia da programação será em dose dupla, nesta quarta, dia 26, às 19 horas, nas igrejas São Paulo Apóstolo e Santa Terezinha.

Na quinta-feira, 27, será a vez da paróquia Santa Rita de Cássia receber os fiéis, também às 19 horas. Com uma pausa, os atendimentos voltam no dia 1º de abril, terça-feira, nas igrejas São Francisco de Assis e São Benedito, no mesmo horário.

No dia 2 de abril, o mutirão acontece na paróquia Santo Expedito e na Igreja Matriz de São Domingos, às 19 horas. No dia seguinte, será nas igrejas São Judas Tadeu e Imaculada Conceição, mantendo o mesmo horário.

Após mais um intervalo, a retomada das confissões será no dia 8 de abril, na Sé Catedral de Nossa Senhora Aparecida, às 19 horas. Dia 9 de abril, quem organiza os atendimentos são as paróquias Nossa Senhora de Fátima e São Pio de Pietrelcina, mais uma vez às 19 horas.

O fim da programação também será em dose dupla, nas paróquias São José e Santo Antônio, no dia 10 de abril, no mesmo horário.

Padre Valdir Forin, pároco da igreja São Francisco de Assis, explica a importância da confissão para os católicos durante a quaresma. “A Quaresma é um tempo oportuno para uma verdadeira mudança de vida. Daí surge à necessidade de se fazer uma boa Confissão, porque esse Sacramento foi instituído por Cristo para a conversão dos batizados que se afastaram dele pelo pecado.”

“O Tempo da Quaresma é um momento forte de conversão na vida da Igreja, pois prepara os fiéis para celebrar o Mistério Pascal, ou seja, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
O Mutirão de Confissões oferece aos católicos a oportunidade de se prepararem bem para Celebrar a Páscoa”, complementa.

O padre conta qual o propósito da confissão, que faz tantos católicos procurarem o atendimento nessas semanas. “A Confissão ajuda os católicos a fazerem a experiência de morrer com Cristo para o pecado e ressurgir com ele para uma vida nova na graça de Deus.”

Por fim, o padre ensina como se preparar para uma boa confissão: “Um cuidadoso Exame de Consciência; a Contrição ou arrependimento e que incluí o propósito de não mais pecar; a Confissão, que consiste na acusação dos pecados feita perante o sacerdote; a satisfação, ou seja, o cumprimento de certos atos de penitência que o confessor impõe ao penitente para reparar o dano causado pelo pecado.”

Hoje tem Santa Missa pelos 25 anos da Diocese

A Diocese de Catanduva realiza Santa Missa em ação de graças pelos seus 25 anos de instalação nesta terça-feira, 25 de março, às 19h30. A celebração será na Sé Catedral Nossa Senhora Aparecida, compondo marco histórico para todos os fiéis da região.

“Faço memória aqui do primeiro bispo, sobretudo, quando tudo começou com Dom Celso de Queiroz, que assumiu essa diocese quando ela foi criada. Acredito que todos vocês devem compartilhar desta alegria, dessa festa de 25 anos, aqueles que fazem parte da cidade de Catanduva, das outras 16 cidades, e 34 paróquias que compõem a diocese. Convido todos vocês para celebrarmos esse grande acontecimento”, convida o bispo Dom José Benedito Cardoso.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 29 de setembro de 2025
Tribunal de Contas aprova balancete da Funerária Municipal do ano 2023
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Inscrições da Corrida Kids Solidária do Fundo Social terminam na terça-feira
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Paróquia São Francisco de Assis terá tríduo em honra ao padroeiro