Paróquia tem programação nesta terça-feira em homenagem a Santo Expedito
Dia do Santo das Causas Justas e Urgentes é comemorado em 19 de abril
Foto: DIOCESE CATANDUVA - Para celebrar a data, Paróquia Santo Expedito terá uma programação especial
Por Myllayne Lima | 19 de abril, 2022
 

Nesta terça-feira, dia 19 de abril, é celebrado o Dia de Santo Expedito, um dos santos mais populares comunidade cristã católica, também conhecido como o “Santo das Causas Justas e Urgentes”. 

“Expedito era oficial do exército romano. No momento de sua conversão, conta-se que um espírito do mal, na forma de um corvo, veio tentá-lo emitindo um som que dizia "cras", que em latim significa "amanhã", mas imediatamente Expedito pisoteou o corvo, gritando "hodie", ou "hoje", confirmando que não deixaria sua conversão para depois”, explica Dom Otacílio Luziano. 

Expedito foi martirizado e morto com a cabeça decepada em 19 de abril de 303, por não renegar a fé cristã. “Expedito, na verdade, era o apelido que exprimia a presteza e a prontidão com que agia tanto no cumprimento de seu dever quanto na defesa da religião. Como muitos cristão que se destacavam, Expedito caiu na ira do imperador Diocleciano, que ordenou a sua morte. Ele foi flagelado e depois decapitado, provavelmente em 19 de abril de 303 d.C.” 

Dom Otacílio conta que Santo Expedito é tradicionalmente patrono dos mercadores, navegantes e estudantes. “Além de padroeiro das causas urgentes, devido à rapidez com que Deus tem atendido os pedidos de muitas pessoas por sua intercessão, Santo Expedito é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes.” 

Para celebrar a data, a Paróquia Santo Expedito, em Catanduva, terá uma programação especial. Às 15 horas, haverá reza do terço e missa e, às 19 horas, uma procissão em louvor a Santo Expedito, saindo da Escola Municipal Colturato, em seguida, será celebrada missa campal na Igreja Santo Expedito. 

“Após a missa, haverá venda de pastéis, churrasquinho e bebidas no Salão Paroquial. Agradecemos a presença de todos”, finaliza Dom Otacílio. 

 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Policiais Militares salvam bebê engasgada no Cidade Jardim
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Homem procura irmãs gêmeas e última pista obtida é em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Proprietário de supermercado doa ovos de Páscoa para pacientes do HCC