A tradicional Festa em Louvor a São José, da paróquia que recebe o nome do santo em Catanduva, acontece a partir deste sábado, dia 9. Haverá quermesse e também programação religiosa especial para celebrar o padroeiro.
A quermesse será realizada em dois dias, neste sábado, 9, e no próximo, 16, no Salão Paroquial e ruas adjacentes. Serão vendidos frango assado, pastéis, doces, churrasco, bebidas e os quitutes mais procurados e conhecidos, o joelho de porco e a polenta. Também serão sorteados R$ 2 mil em prêmios aos participantes da quermesse.
Já a programação religiosa começa no domingo, dia 10, quando se inicia a Novena em Louvor a São José, que segue até o dia 18. Os horários são 19h30 de segunda a sexta-feira e 19 horas aos sábados e domingos. Na terça-feira, 19, Dia de São José, estão marcadas missa e procissão a partir das 19h30.
Segundo a fé católica, São José era carpinteiro na Galiléia e marido da Virgem Maria, protetor da Sagrada Família, sendo escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Educou e protegeu o menino Jesus, sendo um homem justo, trabalhador e exemplo de pai. A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos os fiéis católicos.
Uma das celebrações católicas mais tradicionais na cidade, a Festa em Louvor a São José, além de ser famosa pelo joelho de porco e a polenta, geralmente lota todo o espaço disponível ao público. Após os anos de pandemia, a quantidade de presentes aumentou ainda mais e a expectativa para este ano é de que seja, novamente, um sucesso.
O evento é organizado pela Comissão de Festa, Conselho Pastoral Paroquial e Conselho Paroquial da Administração. A paróquia, cujo padre responsável é Marcelo Eduardo Bonifácio, o padre Marcelão, está situada na rua Novais, nº 233, no Jardim Soto, em Catanduva.
Autor