Paróquia São José está com inscrições abertas para Catequese Matrimonial
Podem participar tanto namorados quanto noivos, assim como os já casados na igreja, casais que moram juntos ou estejam em uma segunda união
Crédito: Divulgação - Catequese Matrimonial acontecerá gratuitamente e no formato presencial
Por Stella Vicente | 03 de fevereiro, 2024

A paróquia São José de Catanduva está com inscrições abertas para a Catequese Matrimonial. Podem participar tanto namorados quanto noivos, independente se já há data de casamento marcada ou não, assim como os já casados na igreja, casais que moram juntos ou estejam em uma segunda união, também independente do tempo que estejam juntos.

Ao todo, serão 12 encontros quinzenais ou mensais, com início previsto para o final de fevereiro. A inscrição pode ser feita pelo formulário https://docs.google.com/forms/ e não há taxa para participar. O prazo para se inscrever vai até o dia 18 de fevereiro.

Segundo Helena e Alessandro, casal que coordena a Pastoral Familiar na paróquia São José, a Catequese Matrimonial busca contemplar uma orientação antiga da igreja em seus documentos sobre o tema preparação de casais para o matrimônio, que foi reforçada pelo Papa Francisco mais uma vez em 2022, pelo documento “Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial”.

“Esta ação vem sendo fomentada pela Diocese de Catanduva nos últimos anos por meio da Pastoral Familiar, e é uma proposta que tem dado muito certo em dioceses vizinhas como a de Barretos e Ribeirão Preto. Na Diocese de Catanduva a idéia se fortaleceu a partir de dezembro de 2023 onde as equipes da Pastoral Familiar das paróquias de toda diocese e alguns padres, participaram de uma grande formação com um dos autores e criador do material e método da catequese matrimonial no Brasil, André Parreira. A partir dessa formação e acompanhamento da Pastoral Familiar Diocesana de Catanduva, tem surgido a implantação desse modelo em algumas paróquias da diocese, como na paróquia São José de Catanduva”, explicam.

Nesta igreja em questão, a preparação para o matrimônio existe há cerca de 30 anos. Em 2023, por exemplo, foi promovido o 42° Encontro de Noivos. Estes encontros passaram por uma remodelação e, com a chegada da nova proposta da Diocese, assume a partir deste ano o modelo de Catequese Matrimonial.

A ação acontecerá gratuitamente e no formato presencial, seguindo o modelo adotado pela Diocese de Catanduva pelo material próprio para os encontros, onde serão vivenciados pelos casais pelo menos 12 encontros, que trarão temas, reflexões bíblicas, dinâmicas e partilhas primordiais para a preparação e amadurecimento dos casais. Os encontros serão quinzenais ou mensais com a duração aproximada de duas horas cada, acompanhados por um ou dois casais da equipe da Pastoral Familiar da paróquia e terão participação de, no máximo quatro casais por grupos, com duração total de aproximadamente 6 meses.

“O objetivo maior desse modelo de preparação do matrimônio aos casais é poder realmente torná-la mais eficaz, no sentido de amadurecer os casais. Prepará-los em temas delicados do cotidiano da vida a dois e alinhar tudo isso ao que a igreja nos pede acerca do verdadeiro matrimônio. Assim os casais poderão se beneficiar de iniciarem o casamento mais preparados para tudo aquilo que impacta em suas famílias, além de contarem com uma rede de apoio para a vida espiritual e de acompanhamento geral dentro da paróquia”, explica o casal coordenador da Pastoral.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 24 de julho de 2024
Terceiro lote do Imposto de Renda destina R$ 61,6 milhões à região
Por Da Reportagem Local | 24 de julho de 2024
PAT de Catanduva tem quase 100 vagas de emprego disponíveis
Por Da Reportagem Local | 24 de julho de 2024
Abertas as inscrições para a Olimpíada de Eficiência Energética