A Paróquia São Bento de Catanduva terá quermesse em dois finais de semana para celebrar o santo padroeiro. O evento acontece neste sábado, dia 1º, e no próximo, dia 8, a partir das 20 horas, na própria comunidade, localizada no bairro Vila Mota, na esquina da rua Pindorama com a 14 de Abril.
Além de barracas típicas com pastel, churrasco, frango, doces e bebidas, está confirmado um show de prêmios aos presentes na festa.
Segundo o pároco responsável pela capela, Jonas Pimentel, São Bento é uma figura muito especial para a fé católica, sendo fundador de mosteiros e uma grande revolução na igreja. “No momento difícil que a igreja estava enfrentando, ele foi um grande exemplo de busca de Deus. O pessoal corria muito aos conventos, então ele é uma pessoa de profunda ação da igreja”, diz.
Além disso, o santo é muito invocado para se libertar de qualquer tipo de sina do mal. Por esse motivo, seus fiéis carregam consigo a tradicional medalha de São Bento. “São Bento tem uma devoção popular muito grande, seja pela sua ação na igreja, pela criação dos mosteiros, mas também pela sua grande intercessão, sem dúvida, junto de Deus”, pontua o padre.
Ele ainda ressalta o papel de São Bento para a comunidade de Catanduva, que é muito especial por ter sido a segunda igreja construída na cidade, ainda por Padre Albino. “Existia já a Matriz, então Padre Albino, vendo a necessidade da região do bairro Higienópolis, na Vila Mota, de ter uma igreja, ele construiu a capela São Bento”, conta.
Haverá também a festividade religiosa, com um o tríduo de São Bento. No sábado, dia 8, às 18 horas, o primeiro dia; no domingo, às 7 horas; e na segunda-feira, dia 10, às 19h30. Em seguida, no dia 11, há a celebração do dia do próprio padroeiro, onde está programada missa e procissão.
Autor