A Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, de Catanduva, está realizando a novena em louvor a sua padroeira e toda a comunidade vem sendo convidada a prestigiar, nos três últimos dias da celebração, o tríduo à Santa Terezinha, de quinta-feira a sábado, dias 28, 29 e 30 de setembro. As atividades começaram no dia 22 e serão encerradas com quermesse nos dias 6 e 7 de outubro.
“Muitas virtudes marcaram a vida de Santa Terezinha. A novena e, em especial, o tríduo que estaremos celebrando nos ajudarão a refletir sobre a paixão pela evangelização, seu zelo apostólico e seu testemunho”, enaltece padre William Gallani Mascaro, responsável pela parte financeira da comunidade, que tem à frente da atividade pastoral o padre José Roberto Reis.
Na quinta-feira, 28, às 19h30, a meditação será sobre a humildade de Santa Terezinha e o gesto concreto será leite condensado. Na sexta, 29, no mesmo horário, o tema será a simplicidade da santa e o gesto concreto será copo descartável de 300ml. “No sábado, às 17 horas, meditaremos o abandono em Deus de Santa Terezinha e nosso gesto concreto será óleo de soja”, completa.
No dia 1º de outubro, às 9 horas, em uma única celebração haverá missa solene em louvor a Santa Terezinha, a procissão e a tradicional benção das rosas, que devem ser levadas pelos fiéis.
“As rosas simbolizam uma promessa que ela fez antes de morrer. Aos 24 anos de idade, em 30 de setembro de 1897, Santa Teresinha disse às irmãs: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!". As rosas simbolizam a intercessão de Santa Teresinha por todos aqueles que a pedem em oração”, explica o religioso.
HISTÓRIA
O dia 1º de outubro é a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus (Santa Teresa de Lisieux), que nasceu em Alençon, França, no dia 2 de janeiro de 1873, e morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. “Mas ela viveu tão intensamente esses 24 anos que parece que viveu muito mais”, frisa padre William, ao relembrar a história da santa.
Terezinha teve importante experiência com o Menino Jesus, no Natal de 1883, quando tinha apenas 13 anos de idade. Ela viu Jesus como o doador de uma total conversão. Depois disso, a sua vida foi transformada e ela começou a dar grandes passos na vida espiritual. Esse fato foi tão importante na vida da santa, que ela adotou o nome de Terezinha do Menino Jesus.
Trazia em seu coração o grande desejo de ser missionária e anunciar aos quatro cantos do mundo a boa nova do Evangelho. Até que entendeu que deveria rezar do carmelo pela missão de toda a Igreja, devido à impossibilidade de sair em missão. Logo após a sua morte, o Papa Pio XI a declarou padroeira das missões.
Foi canonizada pelo Papa Pio XI em 1925, que a chamava de “uma palavra de Deus”. O Papa João Paulo II a proclamou doutora da Igreja, no dia 19 de outubro de 1997.
QUERMESSE
Os festejos de Santa Terezinha serão finalizados com duas noites de quermesse, nos dias 6 e 7 de outubro, a partir das 19 horas. Haverá venda de frango assado, cachorro-quente, batata frita, pastel, churrasco, doces, bebidas, leilão e bingo. O objetivo é angariar recursos para manutenção da comunidade. Para fazer doações para a quermesse e obter informações, os telefones de contato são 17 3522 5967 ou o 17 99701-3604 (WhatsApp).
Autor