
A Paróquia Imaculada Conceição, de Catanduva, celebra missa votiva em honra a Nossa Senhora Desatadora dos Nós e realiza procissão, nesta sexta-feira, 15, às 19h30. O evento será na capela da paróquia, localizada na rua Rio Negro, 160, no Jardim São Domingos.
Os festejos continuam no sábado, a partir das 20h, com a quermesse e o tradicional show de prêmios, no salão de eventos da igreja Imaculada. Padre Jorge, pároco, convida todos para o momento de oração e comemoração. “Nossa Senhora ficará muito feliz com a presença e devoção de seus filhos em sua festa e na Santa Missa.”
O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós surgiu em 1700 em uma pintura do artista alemão Johann Schmittdner. A pintura – que é um grande painel de 1,10 metros de largura por 1,82 metros de altura – encontra-se na capela de St. Peter Am Perlach, em Ausburg, na Alemanha.
O artista, ao criar a obra de arte, inspirou-se na visão do apóstolo João sobre a Virgem Maria (Ap 12,1): “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas”. E na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou”.
No painel, a Santíssima Virgem Maria é apresentada como a Imaculada Conceição e está entre o céu e a terra sob a luz do Espírito Santo. Destaca-se de maneira marcante o manto azul de Maria – dando a impressão de movimento e simbolizando a glória que a reveste como a Rainha do céu para os fiéis católicos.
Autor
