Sete atletas do Instituto de Reabilitação do Lucy Montoro, de Rio Preto, representarão o Estado de São Paulo na Paralimpíadas Escolares 2022 em duas modalidades. O basquete 3x3, como na edição do ano passado, e no atletismo, a novidade desta edição. O evento esportivo acontecerá entre os dias 21 a 26 de novembro, em São Paulo.
O treinador Octavio Marques ressalta a importância da Paralimpíadas Escolares. “Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. É uma competição que tem papel fundamental na formação e autoaceitação”, explica.
No ano passado, a equipe do basquete 3x3 do Lucy, também representando o Estado, garantiu a medalha de prata. O elenco do basquete 3x3 é composto pelos atletas Marcus Muniz, Maycon Muniz, Daniel Gusmão Pelicer, Alessandro Rodrigues Santos e Caio Emanuel Padua. Já o atletismo será representado por Richard Mendes Lopes e Natáli Vitória.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia da Covid-19. No ano passado, o evento contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.
Autor