O Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), destinará veículos e equipamentos para qualificar a coleta, o transporte, a separação e o processamento de resíduos em 14 cidades da região de São José do Rio Preto, sendo três na microrregião de Catanduva.
Conforme as manifestações de interesse apresentadas, Cosmorama, Mendonça, Monções, Ouroeste, Paulo de Faria, Sales, Sebastianópolis do Sul, Urupês e Valentim Gentil pleitearam caminhão coletor compactador; Paraíso, Pedranópolis e Ubarana solicitaram caminhão para coleta seletiva; já Mira Estrela e Nova Granada optaram por trituradores de galhos.
Nesta primeira etapa, os 105 municípios classificados no chamamento público do Fecop devem apresentar a documentação necessária para avançar à fase de contratação. A formalização garante o recebimento dos equipamentos indicados no momento da inscrição. Caso algum município não tenha condições de celebrar o contrato, outros serão convocados.
Cada município pôde solicitar apenas uma categoria de equipamento e foi classificado conforme critérios técnicos - entre eles, a participação em programas estruturantes, como Integra Resíduos e UniversalizaSP; a existência de Plano Municipal de Gestão de Resíduos atualizado; e a operação formalizada de coleta seletiva. Catanduva também entrou na disputa, mas não foi contemplada.
Autor