A Assessoria de Cultura de Paraíso, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal, escolas municipais e estadual do munícipio e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), oferece de 18 a 30 de novembro a programação do “Novembro Negro - Cor e Consciência”, com diversas atrações e ações formativas gratuitas, em alusão ao mês da Consciência Negra.
“As atividades enfatizarão o protagonismo negro em diferentes linguagens artísticas e períodos históricos”, afirma o diretor de cultura Emídio Penariol.
De 16 a 30 de novembro, a Biblioteca Municipal recebe a exposição “(Re) Existência” e, no dia 20, domingo, às 19 horas, exibe o 1º Cine Debate com o filme “Besouro” (2009).
Nos dias 21 e 22 de novembro, haverá contação de histórias: “Os mil cabelos de Ritinha”, na EMEF Prof. Hélio de Sousa Castro, no dia 21, e “Musicalidade na Capoeira”, no Centro Multicultural Bruno Crepaldi, no dia seguinte.
O dia 23, quarta-feira, terá como atração a oficina “Brincos africanos, turbante e tranças”, no Cras de Paraíso. No dia 25, a escola estadual Prof.ª Carolina de Quadros Toledo recebe o workshop “Contexto, início e influência afro-americana na música mundial”.
As duas últimas atividades da programação serão na Biblioteca Muncipal. No dia 29, a oficina “Viagem à África” será realizada em dois horários, às 9 e 13 horas, com participação de alunos das escolas, e no dia 30, a performance “Título não há!”, encerrará o cronograma às 14 horas.
Autor