A Prefeitura de Urupês adotou nova estratégia para garantir a maior regularidade no abastecimento de água aos moradores da cidade. Um sistema de telemetria foi instalado nos poços de abastecimento para monitorar, em tempo real, os níveis dos reservatórios e identificar possíveis falhas no sistema.
A tecnologia possibilita a detecção imediata de qualquer irregularidade nas operações dos poços, como interrupções nas bombas d’água, que anteriormente só eram percebidas após os moradores notarem a falta de água em suas residências. Com o novo sistema, é possível realizar manutenções rápidas, buscando evitar que o problema afete o morador.
A telemetria também confere aos técnicos a capacidade de gerenciar a operação das bombas à distância, incluindo a reinicialização de operações quando necessário, o que contribui para a manutenção constante do fluxo de abastecimento sem interrupções significativas.
Ainda assim, os técnicos reforçam que, embora o sistema deva contribuir para um fornecimento mais estável de água nos bairros, casos de escassez ainda podem ocorrer, quando causados por fatores incontroláveis, como quebras em bombas que exijam sua substituição, ou períodos de longa estiagem e alto consumo. Esses casos costumam ser em menor número.
Autor