Papa Leão XIV cria Arquidiocese de Rio Preto e engloba Catanduva
Foto: Divulgação - Dom Antônio Emidio Vilar se tornou primeiro arcebispo de São José do Rio Preto
Nova Província Eclesiástica foi confirmada pela Santa Sé nesta quinta; dom Antonio Emidio Vilar foi nomeado arcebispo
Por Guilherme Gandini | 23 de maio, 2025

O papa Leão XIV criou a Província Eclesiástica de São José de Rio Preto, desmembrando-a de Ribeirão Preto e, com isso, elevou a sede episcopal de Rio Preto a Arquidiocese Metropolitana. Ficaram ligadas a ela as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga. Além disso, o atual bispo diocesano de Rio Preto, dom Antonio Emidio Vilar, foi nomeado arcebispo.

A Arquidiocese de São José do Rio Preto é a primeira criada em todo o mundo pelo Santo Padre e logo nos primeiros dias de seu pontificado. As informações constam do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado na manhã dessa quinta-feira, 22. A Missa de Instalação da nova Arquidiocese será no dia 9 de julho na agora Catedral Metropolitana de São José do Rio Preto.

“É a conclusão de um processo que existe desde 2000, quando foi criada Catanduva; 2010, quando os bispos assinaram o pedido da arquidiocese e, depois, 2016, quando foi criada Votuporanga, poderia ser o momento. Não foi, então chegou o momento. É uma alegria ver que todo esse processo, animado pela Nunciatura Apostólica e também o Dicastério para os Bispos, e agora com a presença do Papa Leão XIV, que faz sua primeira arquidiocese, e também dizer que o Papa Francisco foi a última que ele encaminhou e agora se conclui”, pontuou dom Vilar.

O religioso citou alguns benefícios da criação da nova arquidiocese: “Como cresce sempre o número das dioceses, das paróquias, é sempre urgente adequar. Facilita porque temos uma distância menor e a facilidade de articulação pastoral com os bispos, facilidades também de entendimento, de ajuda recíproca”.

Com a nomeação de dom Antonio Emidio Vilar como arcebispo, ele receberá o pálio, vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica que consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos arcebispos. Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida, é um símbolo da missão pastoral.

A entrega será feita pelas mãos do papa Leão XIV em missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no domingo, 29 de junho. Será o primeiro encontro do Metropolita com o novo Pontífice. Depois, dom Vilar será revestido com o pálio na Missa de Instalação da nova Arquidiocese, em 9 de julho. O arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, fará a imposição do pálio sobre Dom Vilar.

SAUDAÇÃO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao povo e ao arcebispo da nova arquidiocese: “Com alegria, recebemos a notícia da elevação da Diocese de São José do Rio Preto à condição de Arquidiocese, e a consequente nomeação do seu primeiro arcebispo. Ao senhor, Dom Vilar, desejamos bênçãos de Deus nesta nova etapa de seu ministério.”

NOVO ARCEBISPO

Dom Antônio Emidio Vilar nasceu em 1957, em Guardinha – distrito do município de São Sebastião do Paraíso/MG. A família mudou-se duas semanas depois para Batatais/SP. Aos 11 anos foi para o seminário salesiano em Pindamonhangaba/SP (1969) e em Lavrinhas/SP (1970-1974). Ao fim do noviciado (1975), professou como religioso salesiano, em Pindamonhangaba.

De 1981 a 1986 cursou bacharelado e mestrado em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma. Foi ordenado presbítero em 1986, na cidade de Batatais, na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Em 23 de julho de 2008, foi nomeado bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres/MT. Em 2008, foi ordenado bispo no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro, em São Paulo. Em 2016, foi nomeado bispo da Diocese de São João da Boa Vista/SP.

Por fim, foi nomeado bispo de São José do Rio Preto em 19 de janeiro de 2022. Agora, em 22 de maio de 2025, foi nomeado Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São José do Rio Preto.

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga