A Secretaria de Saúde de Palmares Paulista intensificou as ações de enfrentamento contra a dengue um aumento de casos na cidade. Dados do setor apontam que foram 244 notificações em janeiro, sendo 33 positivos, seis negativos e 38 aguardando resultados.
A responsável pela pasta, Edivan Oliveira, afirma que, infelizmente, por mais que toda a orientação seja passada para os munícipes, sempre são encontrados criadouros. “As pessoas acabam não cuidando do seu quintal. Mas por enquanto é só dengue, não tivemos casos de chikungunya, como em alguns municípios próximos de São José do Rio Preto, que estão com muitos casos”, relata.
A maior preocupação são as garoas seguidas do sol, porque é onde o mosquito acaba nascendo. “Começamos na segunda-feira uma ação que envolveu tanto os Agentes Comunitários de Saúde como os Agentes de Vetores, que estão entrando em todas as residências de Palmares. Aquilo que encontramos no quintal que pode ser criadouro e não será utilizado é retirado do local”, explica. A previsão é de que em duas semanas essa intensificação seja finalizada, passando por toda a cidade.
A secretária de Saúde afirma que, em comparação ao mesmo período do ano anterior, os casos aumentaram. “Ainda não dá para dizer se irá continuar assim em 2024, ficamos na expectativa se terá ou não vacina. Mas precisamos de mais apoio da população do que qualquer outra coisa.”
A Secretaria de Saúde também está promovendo coletas de sorologia a fim de identificar qual é o tipo de vírus que está circulando na cidade. Até o momento foram realizados 167 testes. Edivan solicita que os munícipes permitam que os agentes entrem em seus quintais e estabelecimentos para a inspeção e orientação. “Nós necessitamos deles para que possamos fazer um bom trabalho.”
Autor