
A Unifipa realizou a palestra “Como utilizar os recursos da Inteligência Artificial no estudo da Enfermagem”, na quarta-feira, 13, no segundo dia da Semana Acadêmica da Enfermagem. O evento reuniu estudantes, profissionais, técnicos e auxiliares da saúde, promovendo troca de conhecimentos sobre o uso ético e estratégico da tecnologia na formação e atuação profissional.
A palestra foi ministrada pela enfermeira sanitarista e doutora em Saúde Pública, Aline Fiori dos Santos Feltrin, que levou reflexão atual e necessária sobre a presença crescente do uso da IA no setor da saúde.
“A inteligência artificial é uma realidade hoje na nossa sociedade contemporânea e dentro da saúde a gente já tem alguns movimentos, inclusive do próprio Ministério da Saúde, de trabalhar com a saúde digital. Tanto que tem um programa chamado SUS Digital que já trabalha com algumas iniciativas de IA. Orientamos os alunos sobre isso e, principalmente, sensibilizá-los a respeito do uso correto e responsável, como ferramenta de auxílio e não como substituta para o estudo”, explicou a palestrante.
Aline também destacou que o uso indevido da IA entre estudantes é preocupação crescente no ambiente acadêmico: “Na área da docência a gente também percebe os alunos muitas vezes usando de forma indevida. O objetivo é de conversar com eles sobre isso para falar as principais dicas e como a gente mobiliza a inteligência artificial para que ela consiga dar as melhores respostas. É iniciativa importante como ferramenta de estudo”.
A moderação da palestra foi feita pelo docente do curso de Enfermagem da Unifipa, Rodrigo Cano, que reforçou o compromisso em oferecer formação alinhada às transformações do mundo contemporâneo. “A Semana tem como objetivo trazer temas e atividades atuais que contribuam diretamente para o crescimento pessoal e profissional de nossos alunos e profissionais da saúde. Neste ano, além de abordar assuntos como a inteligência artificial, também celebramos os 50 anos do Coren, entidade que tem sido fundamental para os avanços e valorização da categoria.”
Autor
