
A Unifipa promoveu na segunda-feira, 19, palestra com o tema “Formação inicial de professores no Brasil: cenários atuais, impasses e perspectivas”, ministrada pela professora doutora Maria Helena Guimarães de Castro, uma das maiores especialistas em avaliação e políticas públicas educacionais do país, destinada exclusivamente a convidados da área educacional.
A palestrante, que atualmente está à frente da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, da USP de Ribeirão Preto, destacou os principais desafios enfrentados pela docência na atualidade, com foco especial no impacto das tecnologias, na inteligência artificial e na necessidade de modernização dos cursos de licenciatura.
“As mudanças tecnológicas impõem novas formas de comunicação e de aprendizagem. Os cursos de formação de professores precisam estar alinhados a essa realidade. Sem uma base sólida e atualizada, o professor não consegue promover um ensino significativo”, destacou Maria Helena.
Durante sua explanação ela também abordou a evolução das políticas educacionais no Brasil e apontou caminhos possíveis para melhorar a qualidade do ensino. Entre os pontos levantados destacou a deficiência na aprendizagem básica de Português e Matemática no Ensino Fundamental, o que compromete o desempenho dos alunos nas etapas seguintes.
Ao final, o público participou de momento de perguntas e discussões, moderado pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora doutora Maria Silvia Azarite Salomão.
A dirigente regional de ensino, Alessandra Queiroz Gomes, destacou a importância da iniciativa. “A formação inicial ainda é um dos principais desafios na educação pública. Por isso, oportunidades como esta, com uma especialista como a professora Maria Helena, são indispensáveis para refletirmos sobre os caminhos da aprendizagem nas escolas.”
A atividade marcou o início da Semana Pedagógica do curso de Pedagogia da Unifipa, que ocorre entre os dias 19 e 23 de maio. Estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Educação da região, diretores, coordenadores e professores de escolas públicas e privadas.
Autor
