A especialista em psicologia educacional e psicanalista Marly Terra Verdi estará em Catanduva no próximo sábado, dia 11, para ministrar a palestra “Você conhece o potencial do seu filho?”. O evento tem início a partir das 9h30 e o ingresso, que custa R$ 30, pode ser adquirido no site do Sympla (www.sympla.com.br).
A profissional, que é membro efetivo e didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e do grupo de estudos em psicanálise de São José do Rio Preto e região, fala sobre a importância dos pais conhecerem os talentos dos filhos durante a adolescência.
“Nesse período ainda não sabemos bem como eles irão se desenvolver ao longo da vida, principalmente nos estudos e escolhas profissionais, por isso eles precisam estar o mais preparados possível para ajudar esse jovem, já que ele mesmo tem muitas dúvidas”, comenta.
De acordo com Juliana Junqueira, diretora da escola Kelvin Catanduva, que promove o encontro, a decisão por convidar uma profissional como Marly é de propor reflexão aos pais e responsáveis no intuito de acolher e orientar esse público em um período tão desafiador que é o Ensino Médio. “Esse é um momento de muita vulnerabilidade dos jovens já que, naturalmente, existem outras demandas acontecendo de ordem física e emocional. Para orientá-los e fortalece-los para as futuras escolhas e desempenho é necessário conhecer e acreditar no potencial que eles têm”.
A coordenadora da instituição de ensino, Inês Costa, afirma ainda que o evento é destinado em especial aos pais dos alunos da terceira série do Ensino Médio e pré-vestibular. “Essa é uma fase em que eles passam por muita pressão e tensão, já que terão que escolher o que irão estudar na faculdade e qual carreira seguir. Portanto, é o momento que o estudante mais precisa de apoio da família em parceria com a escola.”
Segundo a profissional, os pais precisam identificar onde é o local de força do filho e focar no potencial dele, e não nas expectativas próprias. “É preciso ter muito carinho e questionar se é isso mesmo que ele quer para ajudar o adolescente a encontrar seu caminho com mais facilidade”, completa.
Autor