Padre Osvaldo tenta ‘destravar’ recursos para recape em SP
Foto: Divulgação - Padre Osvaldo disse que André do Prado apresentará demandas ao governador
Ele afirmou à reportagem que governo estadual não libera emendas desde dezembro
Por Guilherme Gandini | 26 de outubro, 2023

O prefeito Padre Osvaldo (PL) reuniu-se ontem com o deputado estadual André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em meio a uma série de compromissos na capital paulista. Ele apresentou demandas de Catanduva e pediu apoio para a liberação de recursos de convênios firmados com o governo estadual no ano passado.

“Esses recursos estão travados desde dezembro do ano passado. Até dezembro, tivemos pagamentos, a partir de janeiro deste ano não tivemos mais o pagamento dessas emendas, desses convênios feitos com o estado de São Paulo, e que são importantes para o nosso município, são emendas especialmente para recape”, informou o prefeito à reportagem.

Ele explicou que a prefeitura está investindo cerca de R$ 48 milhões em recapeamento este ano, mas que a demanda é maior que isso. “Temos conveniados em torno de R$ 20 milhões ainda. Foram convênios do governo anterior e nós estamos aguardando que o atual governo libere.”

Segundo Padre Osvaldo, o presidente da Alesp comprometeu-se a apresentar a demanda ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e agendar um encontro entre os três.

Além da reunião com André do Prado, o prefeito de Catanduva conversou com outros deputados ao longo do dia, a fim de pedir emendas impositivas para a cidade. Ele também esteve com líderes de bancadas e partidos, com esse mesmo objetivo. Os nomes não foram divulgados.

Nesta quinta-feira, 26, Padre Osvaldo tem compromisso na Federação Paulista de Futebol (FPF) para acertar detalhes da participação do Catanduva Futebol Clube na Copinha e tratar sobre o arbitral que vai traçar as diretrizes para o Campeonato Paulista da Série A3.

AUDIÊNCIA

Prefeitos paulistas estiveram na Alesp, na semana passada, para participar de audiência que debateu soluções para o desequilíbrio orçamentário provocado pela queda no repasse de receitas tributárias. O declínio maior atinge principalmente o ICMS, imposto arrecadado pelo governo estadual. O organizador do encontro foi o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB).

A audiência sobre a crise financeira dos municípios recebeu palestrantes do Governo do Estado, do Tribunal de Contas (TCE) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP).

NO VERMELHO

Quase um terço dos municípios paulistas está no vermelho e mais da metade em dificuldades financeiras, segundo o Tribunal de Contas do Estado. De acordo com o órgão, das 645 prefeituras paulistas, 206 estão operando com déficit, ou seja, mais despesas do que receitas. Na comparação com o início do ano, o número de cidades deficitárias cresceu 635%.

Questionado pelo jornal O Regional, o secretário municipal de Finanças, Wellington Vanali, afirmou que Catanduva não vivencia situação de déficit e tem mantido todos os pagamentos em dia, inclusive com fornecedores. Na visão do gestor, a atual administração economizou na hora certa e tem mantido o ritmo de investimentos, apesar da crise na maioria das cidades.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência