Padre Osvaldo sanciona lei que cria Semana de Olho nos Olhinhos
Projeto é de autoria do vereador Luís Pereira e tem como objetivo conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma
Crédito: Câmara de Catanduva - Semana de Olho nos Olhinhos proposta por Luís Pereira será realizada em setembro
Por Stella Vicente | 27 de dezembro, 2023

O prefeito Padre Osvaldo (PL) sancionou e promulgou nova lei que institui a “Semana Municipal de Olho nos Olhinhos”. O projeto, de autoria do vereador Luís Pereira (PSDB), foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão do dia 14 de novembro, e tem como objetivo conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma.

O retinoblastoma é um tumor maligno raro originário das células da retina, parte do olho responsável pela visão. Pode afetar um ou ambos os olhos e é mais comum no olho de crianças, com tendência a ocorrer no início da infância ou em lactentes e pode estar presente ao nascimento.

A “Semana Municipal de Olho nos Olhinhos” será realizada anualmente na segunda semana do mês de setembro. Nesta data, serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimentos sobre a importância do diagnóstico precoce, um fator indispensável para garantir bons resultados no tratamento.

Já as ações serão promovidas por meio de palestras, reuniões com pais e sociedade, divulgação em mídias diversas e também em espaços públicos. O Poder Público, através da Secretaria de Saúde, poderá firmar parcerias com demais instituições de saúde, públicas ou privadas, para a realização das demandas necessárias.

Quantos às despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de verbas próprias do orçamento vigente do município suplementadas se necessário.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Greve no Instituto Federal caminha para sua terceira semana
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Servidores ativos têm poucos dias para concluir recadastramento digital obrigatório