O prefeito Padre Osvaldo editou decreto para declarar facultativo o ponto nas repartições públicas municipais em oito datas de 2023. São dias próximos a feriados em que os servidores acabam sendo dispensados do trabalho e, consequentemente, não há expediente de atendimento à população. Os setores que trabalham em regime de plantão permanecem.
O primeiro ponto facultativo será no dia 20 de fevereiro, que antecede a terça-feira de Carnaval, e o segundo será no dia 22 de fevereiro até as 13 horas, marcando o retorno das atividades.
A próxima pausa será no dia 9 de junho, sexta-feira, já que no dia anterior terá sido feriado de Corpus Christi. Em agosto, a folga dos servidores será no dia 7, segunda-feira, antecedendo o feriado municipal de São Domingos, padroeiro da cidade. No mês seguinte, será ponto no dia 8, sexta-feira, possibilitando o “feriadão” da Independência, já que o dia 7 será feriado.
Outubro terá feriado no dia 12, quinta, em celebração à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Com isso, Padre Osvaldo declarou facultativo o ponto no dia 13. Em novembro, a folga do funcionalismo será no dia 3, sexta-feira, logo depois do Dia de Finados e, fechando o calendário, dezembro terá ponto na terça-feira, 26, até as 13 horas, logo depois do Natal.
Ficam excetuados dos pontos facultativos a UPA, Central de Ambulância, Samu, serviços municipais do Poupatempo, Zoológico Municipal, servços de captação e distribuição de água da Saec, Empresa Funerária Municipal e cemitérios, Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito, Terminal Rodoviário, Casa de Passagem e servidores com função de vigilância.
Autor