Quando 2022 começou, muita gente se lamentou com o fato de que, neste ano, não teríamos muitas ocasiões para as famosas pontes, que ocorrem quando feriados caem próximos ou colados ao fim de semana. Enquanto alguns se queixam, porém, outros têm motivos de sobra para comemorar.
Entre o fim deste mês e o início do próximo, os servidores municipais de Catanduva terão um mega feriado para aproveitar. Isto porque o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) transferiu a folga do Dia do Servidor Público para 31 de outubro, uma segunda-feira.
A data é celebrada em 28 de outubro, que, neste ano, cai numa sexta-feira. Apesar de ser denominada de feriado, a folga desse dia é garantida apenas a trabalhadores que atuam em órgãos da administração pública direta e indireta, não se estendendo aos trabalhadores da iniciativa privada.
O decreto do prefeito também determina que o dia 1º de novembro, terça-feira, será considerado ponto facultativo, que é quando o comparecimento ao trabalho é opcional. Na prática, serviços públicos, exceto os essenciais, não costumam funcionar nessas ocasiões.
Por fim, na quarta-feira (2), será celebrado o feriado de Dia de Finados, data em que todas as repartições também estarão fechadas. Com isso, três licitações, que deveriam ser encerradas no início da semana em questão, só serão decididas em 3 de novembro (quinta-feira). Entre elas, a das reformas de escolas municipais e unidades básicas de saúde, além da construção do pronto atendimento no Conjunto Gabriel Hernandes.
Decreto da Secretaria Municipal de Educação, publicado anteontem, também regulamenta o mega feriado na rede de ensino de Catanduva. O texto mantém as folgas e pontos facultativos, mas determina que haverá reposição de aulas relativas a 1º de novembro para a etapa obrigatória da educação básica e a educação de jovens e adultos (EJA).
ELEIÇÕES E COPA DO MUNDO
Com o segundo turno da eleição para presidente da República e governador do estado, muitas escolas em Catanduva serão usadas como locais de votação, que será realizada no domingo (30).
O decreto da Secretaria Municipal de Educação prevê a suspensão das aulas na sexta-feira (28), em todas as unidades que forem receber os trabalhos eleitorais. Nesse caso, funcionários deverão cumprir a jornada normal, a fim de auxiliarem na preparação das escolas para a votação.
Outro evento que deve alterar a rotina da rede municipal de ensino de Catanduva é a Copa do Mundo 2022, que será disputada no Catar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
Em 24 de novembro, dia em que o Brasil enfrentará a Sérvia às 16h (horário de Brasília), o trabalho nas escolas municipais será das 7h às 13h, com as aulas encerrando-se ao meio-dia. Está prevista a reposição apenas para alunos dos períodos da tarde e da noite, que não terão atividade nessa data.
Já em 28 de novembro, quando a Seleção Brasileira enfrentará a Suíça às 13h, a jornada de trabalho nas escolas será das 7h ao meio-dia, com as aulas da manhã terminando às 11h. Haverá reposição de duas aulas para os alunos desse período e de toda a carga horária para os do vespertino e noturno.
Por fim, em 2 de dezembro, dia da partida entre Brasil e Camarões - que será às 16h -, o expediente nas escolas será até às 11h, com as aulas se encerrando às 10h e os alunos da manhã tendo de repor três aulas, enquanto os da tarde e da noite terão de recuperar de maneira integral esse conteúdo.
De acordo com o decreto, a reposição relativa às aulas suspensas em dias de jogos da Copa do Mundo 2022 será apenas para o EJA e a etapa obrigatória da educação básica.
Autor