A Rumo entregou nesta quinta-feira, 12, o primeiro viário da Solução Integrada de Catanduva, na avenida Los Angeles, próximo à UPA. A obra - via pavimentada, com sinalização, calçada e drenagem - faz parte de conjunto de intervenções que inclui viadutos, passarelas de pedestres, viários, pontilhões e outras melhorias para segregar o tráfego ferroviário do cotidiano da cidade.
Durante o evento de inauguração, o prefeito Padre Osvaldo (PL) afirmou à reportagem de O Regional que a obra, a primeira do pacote anunciado no mês de maio, põe fim às discussões em torno de um novo contorno ferroviário no município. “Nós assinamos o compromisso com a Rumo e tudo aquilo que eles se comprometeram, eles estão cumprindo”, afirmou o chefe do Executivo.
Além do viário, que interliga a avenida Theodoro Rosa Filho, nas proximidades da UPA, até a região de chácaras na altura do Giuseppe Spina, também estão sendo construídas duas passarelas de pedestres.
“Este ano, estão entregando essa primeira parte, esse viário que dá acesso ao Pachá 2, e que, no futuro, é um compromisso de fazer esse prolongamento até o bairro Pedro Nechar. Em sequência, nós teremos também as passarelas que já estão sendo construídas”, citou o prefeito, em referência às obras em andamento no Giuseppe Spina e no bairro São Francisco, dando acesso aos Bombeiros.
Padre Osvaldo demonstrou confiança de que o projeto solucionará os conflitos da linha férrea com o município. “Não teremos mais problema do trânsito, como também a reclamação das buzinas, apitos do trem, isso será solucionado”, garantiu. “Os projetos hoje estão em fase de viabilidade”, completou.
Com relação aos viadutos, Padre Osvaldo confirmou que um será construído no início da rua 15 de Novembro, com acesso à avenida Daniel Soubhia, na confluência com a rua Marília. Nesse caso, para quem quiser seguir ao Solo Sagrado terá como opção o retorno pela rua América. Já a outra estrutura será na lateral do Terminal Rodoviário, com ligação até a avenida Rio Brilhante, próximo ao Acapulco.
Os próximos serviços, entretanto, serão obras de drenagem na rua 7 de Setembro e ruas adjacentes, outras passarelas, túneis e intervenções nas proximidades da prefeitura. “Ao lado do Mercadão será feito um contorno para que as pessoas que estão na avenida São Domingos possam acessar o viaduto da Cocam e seguir para os bairros Vila Mota e Higienópolis”, revelou.
Viário entregue ontem custou R$ 6 milhões
A Rumo investiu cerca de R$ 6 milhões para construção do viário e concluiu o empreendimento em aproximadamente oito meses. A nova obra consiste em uma via pavimentada com cerca de 1 km de extensão, possui duas faixas para circulação de veículos e uma calçada ao longo de um dos lados. Também foi realizada a instalação de iluminação pública em toda a extensão da via.
De acordo com a gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Giana Custódio, a entrega deste viário marca avanço significativo no projeto da Solução Integrada de Catanduva. “Nosso objetivo é criar uma convivência harmoniosa entre a cidade e a ferrovia, priorizando a segurança e o bem-estar da população. Este é apenas o início de uma série de intervenções planejadas para transformar a infraestrutura urbana e garantir resultados duradouros”.
Segundo a empresa, as duas passarelas em construção têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025. “O pacote de obras também terá duas passagens inferiores de pedestres; cinco passarelas de pedestres; dois viadutos rodoviários; sete pontilhões; duas soluções de macrodrenagem e mais um viário”, detalhou a Rumo, em nota encaminhada à reportagem.
Autor