O prefeito Padre Osvaldo (PL) confirmou a implantação do Centro Integrado da Criança Autista (Cica) para o início de 2025. O projeto tem como objetivo oferecer atendimento especializado e inclusivo às crianças autistas em idade escolar, matriculadas na Rede Municipal de Ensino, reforçando o compromisso com a inclusão e a qualidade na Educação.
O Cica proporcionará intervenções pedagógicas com professores especializados em Educação Especial, além de terapias realizadas por profissionais das áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia. As crianças também terão acesso a oficinas de musicalização, artes plásticas, expressão corporal, jogos cooperativos e informática.
Padre Osvaldo enaltece a ação: “O Cica representa um marco para nossa cidade. É um compromisso do nosso governo com as crianças autistas e suas famílias, oferecendo um atendimento de excelência que promove a inclusão e respeita as particularidades de cada um. Acreditamos que essa ação trará um impacto transformador para toda a nossa sociedade.”
Com cerca de 10 mil alunos na Rede Municipal, mais de 300 são atendidos na Educação Especial, além de outros em fase de investigação. O Cica atuará como importante aliado, tanto no suporte pedagógico quanto no auxílio na obtenção de laudos, alinhando as áreas de Educação e Saúde.
“O Governo Municipal reforça o apoio às entidades que já desempenham trabalhos significativos nesse segmento, como Corujas do Bem e Apae, e destaca que o Cica vem para fortalecer ainda mais essas iniciativas”, ressaltou a administração municipal, em nota à imprensa.
De acordo com a prefeitura, o Cica será referência não apenas para o município, mas para o Estado de São Paulo e todo o Brasil, com previsão das atividades no primeiro semestre do próximo ano. O início dos atendimentos está condicionado à conclusão da infraestrutura, à seleção dos profissionais e à parte burocrática, já em andamento.
Autor