Padre Osvaldo aprova lei sobre campanha de prevenção à Febre Maculosa
Norma foi aprovada pela Câmara Municipal na sessão do dia 14 de fevereiro; foco é divulgação de informações importantes
Crédito: Prefeitura de Jundiaí - Febre Maculosa é transmitida pelo carrapato estrela
Por Stella Vicente | 14 de março, 2024

O prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo, sancionou e promulgou nova lei que cria a campanha de orientação e prevenção da Febre Maculosa em Catanduva. De autoria do vereador Maurício Gouvea, a lei foi aprovada pela Câmara Municipal na sessão do dia 14 de fevereiro.

O intuito de criar a campanha, segundo a norma, é divulgar informações importante como do que se trata de uma infecção bacteriana transmitida aos seres humanos através do carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia; o que causa uma alteração na pele e apresenta sintomas semelhantes aos da gripe; que a doença não é transmitida diretamente entre seres humanos pelo contato; e também quais principais formas de prevenção e que, se não tratada a tempo e com os cuidados corretos, pode levar a óbito.

A norma ainda afirma que campanha será desenvolvida por meio de veiculação de anúncios nos meios de comunicação seja pela internet, rádio, televisão, jornais, revistas, afixação de cartazes e distribuição de cartilhas nos estabelecimentos de saúde públicos e privados, nas escolas, palestras e audiências públicas sobre o tema e atualização e treinamento dos profissionais de saúde.

Além disso, fica definido que as despesas com a execução da lei correrão por dotação orçamentária própria e, caso necessário, podem ser suplementadas. A lei entrou em vigor já na data de sua publicação.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência