O Dia de Finados, muito além de um feriado nacional, é uma celebração da Igreja Católica há vários séculos, que se remete à memória dos entes queridos que já partiram desta vida.
Na data, as pessoas oram e vão aos cemitérios homenagear amigos e familiares. “Nós temos a prática de rezar por todos aqueles que morreram, acreditando que ao partirmos deste mundo nós ou vamos diretamente para o céu ou vamos para aquilo que chamamos de purgatório, porque acreditamos que as almas precisam também de uma purificação”, explica padre Wanderlei, da Paróquia São Benedito, de Catanduva.
Segundo ele, nós dirigimos as nossas orações para que esses entes queridos, se não estiverem no céu, possam se purificar por meio das orações, acreditando na misericórdia de Deus.
Padre Wanderlei frisa, ainda, que no Dia de Finados é comum que cada comunidade se reúna em torno daquele cemitério que é mais próximo de suas paróquias para celebrar a Santa Missa, ou cada padre, estando um pouco mais distante, celebre em suas próprias paróquias.
Em Catanduva, a data será marcada por quatro celebrações. A primeira será às 7 horas, na Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida. Depois, às 8 horas, serão realizadas missas simultâneas nos dois cemitérios públicos, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Fátima, e também no Cemitério Jardim Monsenhor Albino.
Autor