Padre diz que orações do Dia de Finados pedem purificação
Pároco da Igreja de São Benedito, Wanderlei explica algumas das tradições que marcam a data religiosa
Foto: Reprodução/Redes Sociais - Padre Wanderlei celebrará missa no Cemitério Monsenhor Albino neste sábado
Por Da Reportagem Local | 01 de novembro, 2024

O Dia de Finados, muito além de um feriado nacional, é uma celebração da Igreja Católica há vários séculos, que se remete à memória dos entes queridos que já partiram desta vida.

Na data, as pessoas oram e vão aos cemitérios homenagear amigos e familiares. “Nós temos a prática de rezar por todos aqueles que morreram, acreditando que ao partirmos deste mundo nós ou vamos diretamente para o céu ou vamos para aquilo que chamamos de purgatório, porque acreditamos que as almas precisam também de uma purificação”, explica padre Wanderlei, da Paróquia São Benedito, de Catanduva.

Segundo ele, nós dirigimos as nossas orações para que esses entes queridos, se não estiverem no céu, possam se purificar por meio das orações, acreditando na misericórdia de Deus.

Padre Wanderlei frisa, ainda, que no Dia de Finados é comum que cada comunidade se reúna em torno daquele cemitério que é mais próximo de suas paróquias para celebrar a Santa Missa, ou cada padre, estando um pouco mais distante, celebre em suas próprias paróquias.

Em Catanduva, a data será marcada por quatro celebrações. A primeira será às 7 horas, na Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida. Depois, às 8 horas, serão realizadas missas simultâneas nos dois cemitérios públicos, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Fátima, e também no Cemitério Jardim Monsenhor Albino.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 01 de outubro de 2025
Catanduva perde 159 empregos, mas saldo do ano segue positivo
Por Da Reportagem Local | 01 de outubro de 2025
Prefeitura finaliza muro e faz melhorias em cemitério
Por Da Reportagem Local | 01 de outubro de 2025
Escola de Catanduva é destaque em mostra nacional de educação