Padre catanduvense publica tese de doutorado em filosofia na Itália
Rosinei Pezzini, pároco da igreja Santa Rita de Cássia, teve texto publicado pela Editora Maltemi, de Milão
Crédito: Divulgação - Livro com tese de doutorado do padre Rosinei Pezzini tem 520 páginas e custa 30 euros
Por Stella Vicente | 18 de novembro, 2022

O padre catanduvense Rosinei Pezzini, reitor do Seminário Nossa Senhora da Esperança e Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, teve sua tese de doutorado em Filosofia publicada na Itália. A Editora Maltemi, de Milão, foi a responsável por publicar o texto intitulado “L’altro e il mondo: La ‘texture charnelle’ nel pensiero di Merleau-Ponty”, que significa “O outro e o mundo: ‘a textura carnal’ no pensamento de Merleau-Ponty” em português.

Nascido em Catanduva, Rosinei realizou sua formação inicial ao sacerdócio, através dos cursos de Filosofia e de Teologia, no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus na Diocese de São José do Rio Preto. Foi ordenado presbítero em fevereiro de 2006, na Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida, da Diocese de Catanduva.

Entre 2009 e 2010, fez o curso de pós-graduação lato sensu para Formadores de Seminários e Casas de Formação na Faculdade Dehoniana. Em seguida, cursou mestrado em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2011 a 2013. Por fim, fez doutorado em Filosofia pela mesma instituição, de 2018 a 2021, quando ao mesmo tempo exerceu o cargo de vigário paroquial da Parrocchia Cristo Re e San Marco in Villa, na cidade de Camucia, na Itália.

Em sua tese, padre Rosinei desenvolveu pesquisa sobre o filósofo francês Merleau-Ponty, principal expoente da fenomenologia francesa do século XX. O objetivo principal da pesquisa, como ele mesmo sugere, é apresentar o problema do entrelaçamento entre ‘eu e o mundo’.

“Essa mesma conexão, interpretada extensivamente, torna-se então o modelo das relações interpessoais que se estruturam entre ‘eu e o outro’ em um contexto social. Ambas as experiências são preliminarmente repensadas à luz do significado ontológico conferido por Merleau-Ponty à noção de ‘texture charnelle’”, descreve o pároco.

Ele explica que, para aprofundar o ‘entrelaçamento’ ontológico abordado em sua pesquisa, precisou realizar antes de tudo uma investigação sobre o significado ontológico da noção ‘texture charnelle’, que é aplicada pelo filósofo francês ao mundo da subjetividade encarnada. “[Dessa forma] conduz o leitor ao limiar de uma passagem (glissement) do sens perceptif ao sens langagier durante o qual se propõe uma noção de alteridade baseada na própria textura do ‘ser carnal’”, complementa.

Segundo o autor, o texto de sua tese de doutorado é denso e profundo fisicamente. Ele conta que a filosofia de Merleau-Ponty é um interrogar-se radical, é uma profunda meditação sobre a realidade da ‘texture charnelle’ fundada no entrelaçamento (entrelacement) entre ‘eu-mundo’ e ‘eu-outro’”.

Por esse motivo, levando em conta sua linha de pesquisa, o padre enfatiza que seu desejo era mostrar de que maneira, por meio de um contínuo progresso na reflexão fenomenológica de Merleau-Ponty, é possível traçar os contornos de uma ontologia baseada em uma teoria da percepção e da corporeidade capaz de evoluir para uma ontologia da relação. “Precisamente essa noção assume o papel central da conexão quiástica eu-mundo e eu-outro, nos respectivos vínculos de reciprocidade e reversibilidade”, acrescenta o autor.

Para a aquisição do livro, que é redigido em italiano e conta com 520 páginas, no valor de 30 euros, os interessados em fenomenologia francesa podem acessar o site da editora www.meltemieditore.it ou comprar pela Amazon.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Ex-diretor do Ibama debate queimadas e infrações ambientais
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Catanduva integra grupo de 28% das cidades do país com aterro sanitário
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Começa a construção da superestrutura do novo prédio no Emílio Carlos