A Orquestra Sinfônica Comunitária do Instituto Federal (Oscif) está com inscrições abertas para cursos de formação de violino, violoncelo, viola de arco, flauta transversal, clarinete, saxofone (alto e tenor), trompete e trombone. O projeto de extensão, que existe desde 2019, compõe um orquestra-escola e atende alunos de Catanduva e região com aulas gratuitas.
Nos quatro anos de atuação, mais de 300 alunos se formaram nas turmas da Oscif. A equipe é formada por professores com experiência no ensino coletivo de música, que atuam de forma voluntária. Os alunos que são atendidos pelo projeto saem com certificado de 100 horas. Não é preciso ter o instrumento para participar das aulas e ensaios, pois a Oscif fornece os mesmos.
De acordo com o professor Carlos Roberto Junior, atualmente estão sendo oferecidas mais de 100 vagas. Os requisitos para se inscrever são ter a partir de 8 anos e disponibilidade para frequentar as aulas e os ensaios, que ocorrem uma vez por semana, de forma presencial, no campus do Instituto Federal de Catanduva. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de maio.
VOLUNTÁRIOS
O Instituto Federal também está captando voluntários que queiram atuar como professores de música no curso de extensão “Aprimoramento em Teoria e Prática Musical”, que é o mesmo que ensina instrumentos de orquestra. Porém, devido à procura por instrumentos de caráter mais popular, agora há a intenção de formar turmas de teclado, violão e bateria.
Para ser voluntário, o candidato precisa ter experiência com o instrumento, ter disponibilidade de horário, que pode ser em qualquer turno, e ser maior de idade. Informações: 17 99722-8984.
Autor