O mês de novembro está repleto de concertos dos Grupos Musicais do Guri em todo o estado. Entre orquestras e bandas sinfônicas, cameratas, corais, big bands, grupos de choro, de percussão e de música instrumental brasileira, são 29 grupos mantidos pelo programa de educação musical da do Governo de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Na região, para celebrar o aniversário de 30 anos do Guri, a Orquestra de Cordas do Guri São José do Rio Preto faz um concerto especial no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, nesta quarta-feira, 19. A apresentação acontece às 19h e a entrada é gratuita. A Orquestra de Cordas do Guri tem a parceria das prefeituras municipais de São José do Rio Preto e Nova Granada.
Sob a regência do maestro convidado Paulo de Tarso, o grupo interpreta a famosa ária cantilena de Bachianas Brasileiras nº 5, escrita por Heitor Villa-Lobos, e duas obras de Alberto Nepomuceno: Serenata para orquestra de cordas e a ária de Suíte Antiga. Completam o repertório composições de Béla Bartók, Georg Friedrich Händel, Jean-Baptiste Lully e Jonathan Santos.
Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos de diferentes cidades e realizam ações com regentes e artistas convidados, visando à ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.
Autor