Equipes da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizadas na manhã de segunda-feira, 25, para realizar operação conjunta de limpeza e atendimento a moradores em situação de rua. O alvo foi um imóvel abandonado, no cruzamento das ruas Maranhão e Paraíba, no Centro.
A ação envolveu a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) e os profissionais do Consultório na Rua, além da Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Obras e Serviços.
Os agentes de endemias fizeram a remoção de grande quantidade de itens que são possíveis criadouros do mosquito da dengue e de animais peçonhentos. Ao final, foi realizada a nebulização do imóvel.
“Estamos fazendo essa ação porque é um ambiente que está totalmente insalubre. Os agentes de endemias fizeram a remoção de tudo. A Guarda Civil está apoiando a gente nesse momento, em conjunto com o pessoal do Consultório na Rua, pois se tiver alguém em situação de rua, eles abordam e acompanham”, indicou a diretora da Secretaria de Saúde, Michelle Crepaldi.
O trabalho foi motivado por reclamações de moradores e comerciantes do entorno, devido ao mau cheiro e acúmulo de materiais em potencial para proliferação da dengue.
“Agora a prefeitura vai fazer todo o fechamento do ambiente para que não tenha mais acesso nesse local. Isso deixa os comerciantes ao redor mais tranquilos”, complementou Michelle.
O comandante da GCM, Jeferson Rodrigues, afirmou que a operação transcorreu com tranquilidade. “Mantivemos a segurança do local para que os profissionais da prefeitura que estiveram no local fizessem todo o trabalho com segurança e rapidez. E com isso a gente conseguiu sanar um problema que já vinha acontecendo há um tempo.”
Autor