Policiais civis de São José do Rio Preto, Catanduva e Votuporanga, sob supervisão da Delegacia Seccional de Rio Preto, participaram na manhã desta segunda-feira, 28, da operação internacional “Aliados pela Infância”, cuja missão é combater a exploração sexual infantil. A ação envolve, além do Brasil, outros oito países nas Américas, como Estados Unidos, Chile e Paraguai.
Apenas no estado de São Paulo foram cumpridos 50 mandados de prisão e de busca e apreensão, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Na região de Rio Preto, foram dez mandados, sendo cinco em Rio Preto, três em Catanduva e dois em Votuporanga. Três pessoas foram presas em flagrante: duas em Rio Preto e uma em Votuporanga.
De acordo com informações da Polícia Civil, em Rio Preto, as pessoas têm 70 e 57 anos e, em Votoporanga, o rapaz tem 38 anos. O mais velho dos três foi liberado depois de pagar fiança de R$ 2,5 mil por ter as imagens de crianças, mas não as encaminhar a outras pessoas. Os outros dois permaneceram presos porque, além de ter, faziam a distribuição das imagens.
As informações que deram base aos pedidos de busca e apreensão foram enviadas à polícia paulista pelo Ministério da Justiça. A operação contou com a colaboração de agências de inteligência que atuam na DeepWeb, o lado oculto da internet. Os mandados foram expedidos pela Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, possibilitando o início da ação na região.
Autor