Operação Huracán II age em todo o Estado para prevenir focos de incêndio
Trabalhos envolvem promotores de Justiça do Gaema e 1.200 policiais militares
Foto: DIVULGAÇÃO/MPSP - Foram percorridos 1.906 quilômetros de aceiros e 2.942 quilômetros de margens de rodovias
Por Da Reportagem Local | 17 de julho, 2022
 

Realizada nos dias 12 e 13 de julho, a Operação Huracán II vistoriou 432 propriedades rurais em todo o Estado, orientando os responsáveis quanto às medidas de prevenção contra incêndios, como a manutenção dos aceiros nos canaviais.  

A iniciativa foi da Polícia Militar Ambiental e do Ministério Público de São Paulo, empregando promotores de Justiça integrantes do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e 1.200 policiais militares.  

A Huracán II teve como objetivo evitar o surgimento de focos de incêndio em vegetações, principalmente na flora nativa, e, consequentemente, minimizar os impactos que tais incidentes acarretam à saúde da população, combatendo ainda danos ambientais para fauna, flora e recursos hídricos. 

Ao todo, foram percorridos 1.906 quilômetros de aceiros e 2.942 quilômetros de margens de rodovias (faixas de domínio) e zonas de amortecimento de unidades de conservação. As ações conjuntas seguirão durante todo período de estiagem, com previsão de término em outubro. 

A terminologia 'Huracan' faz alusão à mitologia maia, sendo o Deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra. 

 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Procon de Catanduva divulga dicas e orienta sobre direitos do consumidor
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Inscrições para Vestibulinho da Etec Elias Nechar são prorrogadas
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Catanduva volta a receber ‘Pint of Science’ com três dias de atividades