Mais de 500 veículos foram fiscalizados pela Polícia Militar durante a Operação Direção Segura Integrada, na noite de sábado e madrugada de domingo, nas avenidas Theodoro Rosa Filho e Comendador Antônio Stocco, em Catanduva. Ao todo, foram autuados 45 automóveis e seis motocicletas, e confeccionados 10 comprovantes de recolhimento e remoção.
Foram feitos, ainda, dois autos de infração pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata de dirigir sobre influência de álcool, o que é considerado infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Outros 46 autos de infração de motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
Além de agentes do Detran-SP, o Departamento Estadual de Trânsito, as operações contam com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
O capitão PM Pivotto, comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar, explica que a operação faz referência à Lei Seca, que completou 15 anos no ano passado. “A operação visa conscientizar as pessoas da importância de não consumir álcool antes de dirigir”, frisa.
Segundo ele, dados do Ministério da Saúde indicam que a cada hora, no Brasil, morre uma pessoa decorrente de acidente envolvendo uso de álcool. “Isso é altíssimo. Daí a importância de conscientizar as pessoas a não fazerem essa mistura catastrófica de álcool e direção”.
Pivotto diz ainda que, ao longo desses 15 anos de vigência da Lei Seca no país houve redução drástica no número de óbitos em decorrência de acidentes de trânsito e que, hoje, São Paulo tem uma das menores taxas de óbitos do país nesse tipo de sinistro de trânsito: 3,5 para cada 100 mil habitantes. Como comparação, Mato Grosso tem índice 11,5.
Com relação à Operação Direção Segura em Catanduva, ele considera o resultado positivo. “Isso não se refere ao número de pessoas que a gente autua, nem ao número de pessoas que a gente faz prisão ou da recusa. Mas sim quanto ao número de pessoas que passaram por esses testes e foram conscientizados sobre a importância de não dirigir sob a influência de álcool”.
AÇÕES INTENSIFICADAS
O Detran-SP intensificou as operações de fiscalização contra o consumo de álcool combinado com a direção de veículos durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), iniciada no dia 18. As Operações Direção Segura Integrada estão sendo feitas em todo o estado, em regiões com grandes índices de sinistros de trânsito e em localidades que concentram bares e baladas.
Autor