Operação contra furtos de energia faz 26 flagrantes em apenas três dias
Além da ação realizada esta semana, entre janeiro e julho deste ano, 137 clientes foram identificados em irregularidades
Fotos: O REGIONAL - Primeira inspeção realizada na quinta-feira foi em um estabelecimento comercial
Por Guilherme Gandini | 19 de agosto, 2022
 

Viaturas da Energisa Sul-Sudeste e da Polícia Militar percorreram Catanduva na segunda, terça e quinta-feira desta semana em operação especial de combate a furto e fraudes de energia elétrica. Além das inspeções em imóveis residenciais, desta vez as equipes reforçaram os trabalhos para identificar ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia de estabelecimentos comerciais, como conveniências, bares e restaurantes.  

Para chegar aos possíveis fraudadores, técnicos da concessionária monitoram diariamente o comportamento de consumo dos clientes. A partir de possíveis suspeitas e alterações repentinas de consumo, é deflagrada a vistoria in loco. Em três dias de operação, foram realizadas 64 inspeções, resultando em 26 irregularidades detectadas e 116.859 kWh recuperados.  

“Temos uma central de inteligência que faz análise de comportamento de consumo. Também é feita a análise da classe de consumo, se é industrial e está com carga muito baixa com relação à média, por exemplo. Temos nossos leituristas que são boa fonte de informação e ainda nossos eletricistas que estão sempre percorrendo as redes e nos passam qualquer suspeita”, elenca o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza.  

Segundo o gestor, o objetivo do trabalho é ser assertivo, já que não há como ter certeza sem a inspeção no local. “Se for detectada a irregularidade, fazemos a regularização, tirando o desvio de rede ou corrigindo o sistema de medição. O trabalho é ser mais assertivo na hora que vamos fazer a fiscalização em campo. Esse é o grande desafio que temos na área de combate a furto.”  

A reportagem de O Regional acompanhou a primeira inspeção realizada na quinta-feira, 18, em um estabelecimento comercial. Com apoio da Polícia Militar, o local foi isolado, foi dada ciência ao cliente sobre a atividade que seria realizada e, depois de constatada a fraude, foi acionada a Polícia Civil para perícia e demais procedimentos legais do processo-crime. 

“Da parte da empresa vamos fazer nosso procedimento administrativo, fazer o cálculo do prejuízo por conta daquela irregularidade e é emitida uma fatura para que o cliente se regularize, de forma que possamos recuperar o prejuízo causado à sociedade”, reforça Souza, frisando que as perdas de energia são rateadas pela população. “O cliente regular acaba pagando a conta do cliente que está furtando, porque parte da perda entra na tarifa de energia.”  

Ele frisou, ainda, que as intervenções na rede elétrica representam risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar choque elétrico, incêndio e até a morte do interventor ou terceiros. “No caso desses estabelecimentos comerciais, o risco se estende aos frequentadores dos locais e população circunvizinha.” 

PREJUÍZOS  

Como resultado das ações realizadas entre janeiro e julho deste ano, 137 clientes foram identificados em irregularidades de furtos e fraudes de energia no município de Catanduva. Juntas, essas ocorrências totalizaram desvio de 372.169 kWh, energia suficiente para abastecer 998 casas com consumo médio de 200 kWh por um mês.  

No ano passado, foram mais de 709 mil kWh recuperados durante as inspeções em estabelecimentos comerciais, imóveis residenciais rurais e urbanos – um impacto financeiro de R$ 377 mil.  

Além de registrar Boletim de Ocorrência, a concessionária cobra os valores retroativos referentes ao período em que a pessoa usou a energia, mas não pagou, conforme prevê a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.     

A população pode colaborar denunciando, de forma anônima, qualquer suspeita de crime. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 70 10 326 ou pelo site www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.  

 

Foram realizadas 64 inspeções em apenas três dias no município de Catanduva

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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