Um dos eventos mais tradicionais de Catanduva será realizado neste final de semana. Trata-se da 24ª edição do Open de Plastimodelismo, que ocupará o Clube da Velha Guarda no sábado e domingo, dias 10 e 11, das 8 às 17 horas. A organização é do Grupo de Pesquisa e Plastimodelismo de Catanduva.
Os modelos vão chegar no sábado e serão recebidos até o domingo, às 11 horas. O julgamento será no período da tarde, com troféus e medalhas. As inscrições podem ser feitas de forma antecipada pelo e-mail inscricoesgppc@gmail.com por R$ 40 ou no local por R$ 50, com número ilimitado de kits. Para o público que visitar a exposição, a entrada é gratuita.
De acordo com o plastimodelista Paulo Tornai, que integra o GPPC, a expectativa é grande para o evento, que deverá receber entusiastas de várias localidades do país, entre elas Santa Catarina e Minas Gerais, com variedade de aviões, automóveis, caminhões, motos, embarcações, ficção, dioramas e militaria. Também haverá modelos de participantes da cidade, que não competem.
Ele explica que no plastimodelismo, é dado valor para a fidelidade dos trabalhos com relação à realidade. “A pesquisa que consta no nome do grupo diz respeito à tentativa de fidelizar, o mais próximo possível, daquele modelo específico real da época, seja navio, avião ou automóvel que o plastimodelismo estiver montando. Busca-se suas imperfeições e cores da forma mais fiel.”
Os kits de plastimodelismo são vendidos em plástico branco e trazem manual que sugere algumas versões com adesivagem e tudo mais. Porém, o plastimodelista pode optar por uma composição diferente a partir da pesquisa de dados históricos e de época sobre o modelo que ele pretende reproduzir. No evento, haverá lojas especializadas para venda dos produtos.
HISTÓRIA
Tradicional, o Open de Plastimodelismo foi realizado pela primeira vez no Sesc Catanduva e, já no segundo ano, mudou-se para o Sincomerciários, na rua Minas Gerais. O evento também passou pela Sociedade Ítalo-Brasileira e Ellos Academia até chegar à Estação Cultura, onde permaneceu por mais tempo. Há cinco anos, passou a ser realizado na Velha Guarda.
O open catanduvense de Catanduva compõe o calendário nacional da modalidade e o grupo local reúne, atualmente, cerca de 15 aficionados pelo hobby. “O objetivo é ampliar essa arte e contagiar mais pessoas, para que o plastimodelismo possa crescer em Catanduva”, diz Tornai.
Autor