A série de entrevistas da Vox FM e do jornal O Regional teve sequência nesta quarta-feira, 21, com a participação do candidato a vice-prefeito Onofre Baraldi, ex-vereador de 66 anos, que compõe a chapa da deputada estadual Beth Sahão, ambos pelo Partido dos Trabalhadores, o PT.
Durante o bate-papo ao vivo nos estúdios da Vox FM, ele contou sua trajetória, afirmou que Beth é a melhor opção ao eleitor e afirmou que ela tem a experiência necessária para fazer a “mudança segura” que o município precisa para atrair investimentos e voltar a crescer.
O Regional/Vox FM: Quem é Onofre Baraldi? O que o motivou a entrar na política?
Onofre Baraldi: Tenho 66 anos, sou casado há 42, namorei a minha esposa Kátia sete anos. Então nós estamos juntos há quase 50 anos e eu sou católico, sou cristão. Eu cheguei em Catanduva há 51 anos, meu pai era ferroviário, nós morávamos numa cidade aqui perto chamada Cedral. Chegando em Catanduva, meu pai disse ‘você é o mais velho, então eu já tenho uma vaga de emprego e você vai começar a trabalhar’. Comecei trabalhar no sindicato dos motoristas com 15 anos. Depois de um ano, o secretário executivo falece e o presidente do sindicato diz para mim você vai ficar, consegue substituí-lo? Eu disse ‘eu dou conta do recado’. Com 24 anos, eu era presidente do sindicato dos motoristas e lá no sindicato fui reeleito quatro vezes. Fui convidado para fazer parte da federação deste sindicato no estado de São Paulo, e também fui reeleito três vezes vice-presidente. A política sindical me abriu portas para que eu pudesse participar da política partidária. Em 82, eu tinha a intenção já, mas depois, por força maior, acabou não dando certo. Mas em 88 a oportunidade veio e pelo PMDB eu me candidatei a primeira vez eu tive sorte de ser eleito e com 29 anos eu era vereador, vereador mais jovem da Câmara. E a partir daí foram três eleições seguidas. Foram 16 anos consecutivos.
O Regional/Vox FM: Por que Beth Sahão, que é a sua candidata a prefeita, é a melhor opção para Catanduva?
Eu acompanhei a Beth nesse um ano e meio que eu estou com ela e eu percebi o quão ela é próativa, participa de todas as comissões com muita propriedade, discute qualquer assunto com muito conhecimento, muito conteúdo. É uma deputada que se preocupa com Catanduva. Não é de hoje, mas há seis mandatos como deputada. Sem contar o período que ela foi chefe de governo na Prefeitura Municipal. Ele foi um destaque. Não sou eu só, Catanduva hoje reconhece o nome da deputada Beth são como uma política preparada para fazer um bom trabalho frente ao executivo. E tem mais uma questão a Beth não tem só o desejo de ser prefeita. Ela sonha em ser prefeita e não é de hoje. A gente costuma dizer que os nossos desejos podem desaparecer numa dificuldade de uma segunda-feira de manhã, mas o sonho não, seja qual for a dificuldade que você possa enfrentar, ele faz parte da sua vida. Ele faz parte da sua personalidade. Então o entusiasmo sabe com que ela fala em ser prefeita de Catanduva, a vontade e a determinação e a qualidade das expressões que ela traz quando ela coloca a probabilidade de ser prefeita. Isso me dá a convicção de que nós vamos fazer a diferença política. Vamos encaminhar a nossa cidade para o desenvolvimento, para o crescimento em todas as áreas. Elas terão representantes capacitados, porque nós vamos escolher pessoas com qualidade para somar a essa vontade.
O Regional/Vox FM: Quais os pilares de um eventual governo de Beth Sahão?
Nós temos uma proposta de fazer uma administração coerente e qualitativa para todos os segmentos da sociedade. A gente escuta a vida inteira que quando estamos envolvidos com as questões da política, que a educação tem que vir em primeiro lugar, sim, a educação que vem em primeiro lugar. Eu também concordo com isso. Quando a educação é bem tratada, você economiza em várias outras áreas, a começar pela saúde. Temos que tratar da educação para que as nossas crianças possam ter formação e possa ter qualificação. Ela é o pilar da sustentação de qualquer povo, não é verdade? Por outro lado, a saúde também não podemos perder de vista, porque as pessoas que dependem do poder público, ou vão ter atenção do poder público quando procuram um médico, ou elas vão falecer. A bem da verdade, é isso. Nós não podemos brincar de fazer política com a saúde municipal. O munícipe quando vai num posto de saúde, ele precisa ter um médico para atendê-lo. Quando ele vai no UPA upa, não pode ter um raio-x só e o raio-x está quebrado. Assistência social não pode ser deixada em segundo plano. A nossa cidade, ela requer providências todos os dias. Por isso que eu tenho dito, é hora do povo refletir, fazer e ter a convicção do voto para que nós possamos desta vez. Nós não podemos falhar, quatro anos demora muito e nós vamos ficando aí para o atraso. A nossa preocupação, ela está voltada para todas as pastas que compõem o governo e nós vamos tratar isto com muita atenção.
O Regional/Vox FM: O que significa a mudança segura citada na campanha de Beth?
A mudança segura significa a gente deixar de fazer uma administração caseira, sabe? A gente tem que avançar, a gente tem que pensar em desenvolvimento. O último Distrito Industrial, por exemplo, que foi feito em Catanduva, tem mais de 20 anos. A mudança segura significa você tratar a saúde com qualidade e segurança. Significa você tratar a educação com qualidade e preparando os professores cada vez mais. Significa dizer que você precisa dar oportunidade para as crianças que estão em vulnerabilidade social ou financeira. Significa você ter uma assistência social pró-ativa. Hoje, a Assistência social do município atende com hora marcada. Nós precisamos de mais médicos, nós precisamos de mais atenção. Nós precisamos fazer uma atenção voltada para a população, sem esquecer da estrutura física da nossa cidade.
O Regional/Vox FM: Em um minuto, por que votar em Beth Sahão e Onofre Baraldi?
Citando o filósofo Aristóteles, ele diz que a política existe para fazer as pessoas felizes. E ele divide isso em duas vertentes, de forma individual e coletiva. Esse é o nosso propósito. Beth Sahão prefeita e Onofre Baraldi vice têm este propósito. Por isso que nós temos a convicção que nós vamos fazer a mudança segura que o nosso município merece, nosso povo almeja.
Autor