ONG Filhos da Rua é oficializada em Elisiário pelo governo municipal
A organização voluntária tem como objetivo ajudar animais em situação de rua; poder público também está colaborando com a iniciativa
Fotos: ARQUIVO PESSOAL - Família adotou cachorra que foi resgatada e cuidada pela ONG
Por Stella Vicente | 23 de agosto, 2022
 
 

No dia 17 de agosto foi realizado na Câmara Municipal de Elisiário o lançamento oficial da ONG Filhos da Rua. A organização, ainda que não governamental, conta com apoio de voluntários da cidade e também do poder público.  

A cidade já vinha observando uma certa dificuldade de cuidar dos animais de rua. Doações eram feitas por moradores a fim de ajudá-los, mas não de forma organizada. Com a ONG, esperam promover uma união para colaborar ainda mais com a causa, já que podem arrecadar mais recursos e fazer parcerias de forma correta juntamente com o governo municipal, estadual e até mesmo federal.  

“No nosso plano de governo já tínhamos a ideia da criação da ONG. Então batalhamos por isso, conseguimos parceiros, contadores, advogados, que de forma voluntária ajudaram a fazer toda a documentação e a criar a ONG. Os participantes foram eleitos por votação na Câmara Municipal, com a presença dos vereadores”, explica o prefeito Cássio Bertelli.  

Após a eleição feita na Câmara, ficou definido que o presidente será Celso Antônio Caputi Lobão, que também é agente de endemias em Elisiário. Além dele, os demais participantes são Vanderleia Aparecida Cardoso Bertelli, vice-presidente; Tânia Dalécio, secretária geral; Sônia Gonçalves Ataíde, tesoureira; Andréia Maria Lourenço, Luciana Aparecida Fontanezzi e Beatriz de Lima Rodrigues, como conselheiras fiscais; e Emily Aparecida Castro como diretora técnica e veterinária.  

Recentemente, na comemoração dos 30 anos da cidade, os participantes da ONG se mobilizaram para conseguirem doações para a instituição recém-criada. Ainda assim, já havia uma colaboração dessas pessoas fornecendo medicamentos e alimentos para os animais de forma extraoficial.  

Segundo o prefeito de Elisiário, levando em conta o tamanho do município, eles consideram que há bastante animais de ruas, tanto gatos como cachorros. Por esse motivo, uma das primeiras ações que serão organizadas pela ONG é a castração. “A prefeitura, na questão de saúde pública e de zoonoses, irá promover um contrato com empresas veterinárias para poder fazer a castração de animais já no próximo mês de setembro, uma parceria que já vai começar”, garante Cássio Bertelli.  

O presidente da ONG Filhos da Rua, Celso Lobão, ressalta a importância da castração para conter o aumento da população animal em situação precária na cidade. O procedimento será feito aos poucos, mas neste primeiro momento de forma exclusiva para os cachorros e gatos que vivem na rua.  

“Temos que ver pelo lado de que o animal que não é bem tratado pode transmitir doenças, como a leishmaniose, principalmente a do tipo visceral que é bem grave. Então estamos sempre cuidando. Nosso objetivo é não deixar aumentar o número de animais que estão na rua”, explica Celso, que ainda projeta conseguir ajuda de deputados no futuro a fim de fortalecer ainda mais a organização.  

A ONG Filhos da Rua aceita doações, que podem ser feitas via PIX no CNPJ 48.969.950/0001-20. Mais informações pelo e-mail ong.filhosdarua2022@gmail.com ou pelo telefone (17) 99631-7710. 

 

 ONG também já realizou a castração de gatos de rua 

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Nascimentos surpresa em Urupês desafiam protocolos de saúde
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Em Marapoama, campanha Mamãe Premiada terá sorteios e show
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Assistência Social de Santa Adélia entrega kit higiene para estudantes