Retrospectiva: Outubro - Onda antitucana varre das urnas candidatos de Padre Osvaldo; Beth é eleita
Rio São Domingos teve mortandade de peixes, sem explicação; vicinal entre Catanduva e Catiguá voltou a apresentar problemas
Foto: DIVULGAÇÃO - Padre Osvaldo declarou apoio a Rodrigo Garcia no primeiro turno das Eleições 2022
Por Guilherme Gandini | 31 de dezembro, 2022

O resultado do primeiro turno das Eleições 2022 trouxe um sabor amargo para o prefeito Padre Osvaldo. Além de representar o fim do domínio tucano em São Paulo, com o governador Rodrigo Garcia não conseguindo ir sequer para o segundo turno da disputa, a votação foi marcada pela derrota de todos os candidatos a deputado apoiados pelo chefe do executivo municipal.

Por outro lado, Beth Sahão (PT) foi eleita deputada estadual com mais de 18.599 votos em Catanduva. Em todo o estado, a candidata alcançou mais de 65.407 votos para retornar à Alesp.

Ainda na política, a Prefeitura de Catanduva encaminhou à Câmara projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2023. O novo orçamento foi calculado em R$ 730 milhões, representando aumento de 13% com relação a 2022.

Foi nesse período também que Padre Osvaldo conseguiu se livrar de um processo de improbidade que pedia a perda de seu mandato e o pagamento de multa milionária por omissão durante a pandemia. A ação foi movida pelo Ministério Público, mas acabou extinta.

INDICADORES

O Ranking Connected Smart Cities trouxe Catanduva na 71ª colocação do país entre os municípios com maior potencial de desenvolvimento – as cidades inteligentes. No ano passado, estava fora do Top 100. Apesar do avanço, a cidade regrediu nas saúde, educação e economia.

No ranking do programa Previne Brasil, Catanduva alcançou pontuação 7,71 e ficou de fora dos 100 mais bem classificados em São Paulo no resultado do segundo quadrimestre de 2022.

MORTANDADE

Em outubro, um fenômeno ambiental chocou moradores de Catanduva. Centenas de cadáveres de peixes de diversas espécies foram vistos boiando no leito e nas margens do rio São Domingos, na área central da cidade. A Cetesb vistoriou o local, mas não detectou alterações.

CENA DE FILME

Perseguição policial terminou em acidente no dia 15. Um veículo Corolla Cross vinha da rodovia Washington Luís, carregado com drogas e fugindo da Polícia Rodoviária. Ao percorrer a cidade, transitou na contramão pela rua Pirajuí e bateu de frente com um Vectra ao entrar, no sentido contrário, na av. Eng. José Nelson Machado. Um motociclista foi atropelado e foi socorrido.

VICINAL

Depois de sete meses danificada, devido a falhas estruturais trazidas pela erosão provocada por fortes chuvas do início do ano, a vicinal José Fernandes, que liga Catiguá a Catanduva, voltou a apresentar problemas no mesmo trecho apenas um mês depois de ter sido liberada.

ENCONTRO AÉREO

O Aeroclube de Catanduva comemorou o resultado do 1º Encontro Aéreo, no dia 23, Dia do Aviador. O evento contou com voos acrobáticos e panorâmicos, paraquedismo, demonstração agrícola-pulverização e segmentos de aviação leve como trike, paramotor e aeromodelismo. Outra atração foi a aeronave T27 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci