A rádio Vox FM e o jornal O Regional iniciaram nesta segunda-feira, 19, rodada de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito de Catanduva. O primeiro a participar foi o empresário Omar Osório, 55 anos, vice na chapa de Ricardo Rebelato, ambos pelo PSD. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 15, na Vox FM.
Durante o bate-papo ao vivo nos estúdios da Vox FM, Omar contou sua trajetória como comerciante e reforçou que defende as bandeiras e conceitos da direita, a exemplo da liberdade econômica, e afirmou que eventual governo de Ricardo Rebelato em Catanduva seria a virada de chave que o município precisa para inspirar orgulho em todos os seus moradores.
O Regional/Vox FM: Quem é Omar Osório? O que ele faz, o que ele pensa, quais as ideias?
Omar Osório: Tenho 55 anos, 55 anos de Catanduva. As famílias do meu pai e da minha mãe são imigrantes italianos e portugueses que se radicaram na cidade. Passei minha adolescência aqui. Sou engenheiro agrônomo formado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (EsalqPiracicaba/USP). Me formei em 91. Durante esse período, a gente desenvolveu alguns trabalhos na área da economia agrícola. Participei de um grupo de estudos que se estruturou e iniciou o Boletim de Preços Agrícolas, que hoje norteia a Bolsa de Mercados de Futuros na área de commodities agrícolas brasileiras. A partir de então, me direcionei ao mercado. Trabalhamos na parte de estruturação de mercados, cadeias produtivas de grãos e proteína animal e vegetal. Em sequência, retornei às minhas origens, que é o comércio de alimentos. Nos estabelecemos em São José do Rio Preto inicialmente e depois em Catanduva, e prosseguimos nessa trajetória.
O Regional/Vox FM: O que o motivou a entrar na política?
Nós sempre trabalhamos para o bem de onde a gente desenvolve as nossas atividades, seja familiares, pessoais, empresariais, comerciais. E sempre, desde a época da faculdade, a gente sempre auxiliou nesse sentido. Sempre quando a gente pode fazer o bem, não olhando para quem. A política é muito isso. Você em outros lugares do mundo é normal as pessoas se voluntariar a fazer algo de bom e de bem. Eu entendo que a política tem que ser exatamente uma ferramenta para isso. Você poder dar aquilo que a comunidade lhe ofereceu até hoje, que é a condição e a possibilidade de você desenvolver e crescer. Então chega um certo momento em que a consciência cobra que chegou a tua hora da contrapartida, que é dar o braço, a mente ou as tuas ações positivas para auxiliar a comunidade no caminhar aí na trajetória.
O Regional/Vox FM: Por que o Ricardo Rebelato, que é o seu candidato a prefeito, é a melhor opção para Catanduva?
Nós nos conhecemos desde a adolescência, infância. A família do Ricardo é muito próxima da nossa família e a gente conhece todo o caminhar. É uma pessoa, uma família ligada ao agronegócio, do qual nós temos afinidade muito grande e a gente tem acompanhado todas as suas atividades, não só empresariais, mas políticas. Temos origem na direita. Comungamos dos mesmos ideais e conceitos de vida e nos propusemos a fazer o melhor das nossas condições. Na iniciativa privada, continuamos fazendo. E nesse momento, a maturidade política nos colocou juntos para construir um projeto novo para uma cidade carente de novas políticas reais, com um conceito da direita e do conservadorismo, o empreendedorismo como guarda-chuva de tudo isso. Então, me identifico conceitualmente, em sintonia e no que queremos para essa cidade, para essa comunidade. Nós almejamos que consigamos chegar no nível que essa cidade realmente merece. Nós temos que ser referência não só regional, mas uma referência nacional.
O Regional/Vox FM: Como a liberdade econômica que vocês defendem se concretizará na prática em um eventual governo de Rebelato e Omar?
Em primeiro momento nós temos que fazer a inclusão desses setores como parte ativa na elaboração, estruturação e execução de políticas voltadas a esses setores. Nós não podemos chegar com o pacote pronto. Vocês comerciantes, industriais, vocês das cadeias produtivas dessa cidade vão participar ativamente na elaboração. Nós temos que ter uma concordância para que seja de verdade aplicado e seja efetivo. Então tem que funcionar. É para funcionar. Nada melhor de quem está na ponta. Afinal de contas, quem é que acorda às 4 horas? Quem que atende até à noite? Essa pessoa tem que participar ativamente. Ela não pode ficar excluída e simplesmente dar um papel para ela e falar assim é isso que você vai fazer. Mas como assim? É impossível fazer o que está aqui? Não faz parte da rotina de verdade, não é assim, não se constrói assim, não tem eficiência, não tem sentido. Então, essa é uma das viradas de chave que vai ocorrer nessa cidade. A participação de fato ativa e pró-ativa dos responsáveis por fazer a cidade ir pra frente.
O Regional/Vox FM: Por que votar em Ricardo Rebelado e Omar Osório para prefeito e vice prefeito de Catanduva? Porque essa é a melhor opção?
Para deixar bem claro para qualquer cidadão que somos empresários, comerciantes e que cada um na sua atividade obteve sucesso empresarial e financeiro. Hoje nós não dependemos absolutamente nada externamente do ponto de vista de remuneração. Muito pelo contrário, nos sentimos confortavelmente a poder agir do ponto de vista público e político. Sem essa conotação de estarmos de olho em interesses pessoais totalmente ausentes, então isso já nos diferencia realmente de tudo o que tem aí. Segunda questão: não anda mais a administração pública sem a iniciativa privada em parceria. Nós somos da iniciativa privada, temos acesso a qualquer setor em que precisa ajudar essa cidade, temos como buscar novos investimentos e vamos buscar. É um trabalho de longo prazo, que já se iniciou lá atrás e temos certeza absoluta que iremos ter muito sucesso nessa questão. Temos uma visão clara, uma visão limpa e transparente de respeito a tudo o que não é nosso. Então, partindo desse princípio, desse conceito, vocês podem aguardar. Vai ser a mudança de paradigma que essa cidade precisa. É injeção de ânimo em todos. Vai ser a virada de chave. Eu tenho certeza absoluta. Todo cidadão vai ter orgulho de chegar em qualquer cidade e dizer sou de Catanduva, porque as pessoas vão conhecer positivamente essa cidade, vão ter vontade de dar uma passadinha aqui para ver o que aconteceu nessa cidade.
Autor