O mês de abril é dedicado a conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da segurança do paciente em ambientes hospitalares. Para intensificar as discussões sobre essa prática, o AME Catanduva organizou sua 3ª Olimpíada da Segurança do Paciente, encerrando as atividades relacionadas ao tema na terça-feira, dia 29, com jogos e atividades para conscientizar os colaboradores da unidade sobre os protocolos vigentes na unidade.
“Este é o mês em que realizamos a campanha pela segurança do paciente e celebramos o Programa Nacional de Segurança do Paciente no Brasil. Nosso objetivo é conscientizar e mobilizar todos os colaboradores sobre práticas seguras adotadas na unidade em relação ao bem-estar físico e mental dos nossos pacientes”, explicou Jaqueline Brambila, gerente de Enfermagem do AME.
Com foco na interação entre os setores, trabalho em equipe e a segurança, a olimpíada envolveu os participantes por meio de um quiz de perguntas relacionadas à segurança. No encerramento foi entregue o prêmio simbólico de ‘1 milhão’ para a equipe vencedora, mas todos receberam medalhas, pois o objetivo da conscientização foi alcançado.
Organizado pelos Núcleos de Segurança do Paciente, Gerenciamento de Riscos, Farmacovigilância e gerência administrativa, as ações do Abril Laranja foram baseadas nas seis metas internacionais de segurança do paciente, que são: Identificação Correta do Paciente, Comunicação Assertiva, Melhoria da Segurança dos Medicamentos, Cirurgia Segura, Redução do Risco de Infecções Associadas aos Cuidados e Redução do Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.
“Trabalhar com segurança do paciente é um esforço contínuo e, ao priorizarmos essas práticas, podemos ver melhorias na qualidade da assistência de maneira geral”, afirmou Karulini Polo, gerente administrativa do AME Catanduva.
Autor