Oitenta agentes do IBGE vão às ruas em Catanduva a partir de segunda-feira
Instituto ainda pretende contratar mais 30 profissionais para reforçar o trabalho; equipes não entrarão nas residências
Foto: DIVULGAÇÃO/IBGE - Para registro das informações, os recenseadores utilizarão o Dispositivo Móvel de Coleta, semelhante a um smartphone
Por Guilherme Gandini | 28 de julho, 2022
 

Com Agência Brasil 

A coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 começará a ser realizada em todo o Brasil na próxima segunda-feira, 1º de agosto. O trabalho é conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, com investimentos de R$ 2,2 bilhões.  

Antes prevista para 1º de junho, a data precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do processo seletivo para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários.  

Em Catanduva, de acordo com o IBGE, vão às ruas já no primeiro dia de coleta 80 recenseadores contratados e treinados pelo órgão. A intenção é contratar pelo menos mais 30, alcançando as 110 vagas originalmente previstas.  

A nova etapa de contratação não terá processo seletivo, bastando ao interessado comparecer ao IBGE local nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de julho. A única exigência é ter o Ensino Fundamental completo. A unidade fica na rua São Paulo, 777, próximo à base da Guarda Civil Municipal.   

Os recenseadores visitarão, entre agosto e outubro, os mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do país. Eles trabalharão uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, haverá também o crachá de identificação contendo foto.  

Para registro das informações, os recenseadores utilizarão o Dispositivo Móvel de Coleta, semelhante a um smartphone, na cor azul. A identidade dos entrevistadores do IBGE poderá ser verificada por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.   

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores, as equipes do IBGE seguirão protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.  

“Os agentes não entrarão nas casas, mas mesmo assim a população deve ficar atenta aos itens de identificação. Em caso de dúvida, ligue para o IBGE no (17) 3522-5276 ou para a Polícia, que terá a relação dos recenseadores”, orienta Edson da Silva, coordenador de área de Catanduva.  

Ele frisa que é primordial que todos os catanduvenses participem do Censo. “É um instrumento essencial para definir o Fundo de Participação dos Municípios, o chamado FPM, bem como para direcionar políticas públicas dos prefeitos a partir dos indicadores do IBGE.” 

 

IBGE terá central de atendimento para apoiar coleta do Censo por internet ou telefone 

Da Reportagem Local 

O Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país, que começa na próxima segunda-feira, 1º de agosto. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone. 

Assim como no Censo de 2010, também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online. 

Para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, inicia-se o procedimento padrão. “No segundo dia, vai haver um disparo por SMS e e-mail para a pessoa. No quarto dia, nós vamos ligar e verificar por que a pessoa não começou a preencher ou, caso ela tenha começado, por que ela não continuou, se houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket”, explica a coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE, Andrea Salvador. 

Se o informante mantiver sua escolha pelo preenchimento via internet, o CAC tentará o contato uma última vez no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que possa ser realizada uma entrevista presencial.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Catanduvense lança livro inspirado na mentalidade vencedora de Senna
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Rotary Club de Catanduva promove o 1º Porco à Paraguaia em maio
Por Stella Vicente | 24 de abril de 2024
Avoiam promove Yakissoba da Mamãe em prol das Casas de Apoio