Os residentes do Recanto Monsenhor Albino participaram de oficina de pintura conduzida pela educadora física Marina Fernandes, que preparou esboços das obras para que eles pudessem pintá-los. Durante a atividade, as pessoas idosas coloriram, com pincel e tinta guache, algumas das obras criadas por Padre Albino, celebrando sua história e contribuições para a comunidade.
A iniciativa integra a Semana Monsenhor Albino, evento organizado pela Fundação Padre Albino em memória do sacerdote que deixou importante legado na cidade de Catanduva e instalou o Lar dos Velhos, hoje Recanto Monsenhor Albino.
Segundo Marina, essa atividade não apenas trabalha a coordenação motora fina e a concentração, mas também incentiva a criatividade, a percepção das cores e a socialização entre os participantes. "Além da parte técnica, temos a roda de conversa, onde alguns comentam sobre a obra realizada pelo Padre Albino, como a igreja Matriz", disse a educadora.
Um dos momentos marcantes foi a participação inclusiva do ‘seu Rumildo’, residente que é cego e criou sua própria interpretação pintando com os dedos e formando uma bela representação da igreja Matriz. "Ele ia pedindo as cores de tinta e, com os dedos, foi construindo seu quadro", relatou Marina.
O Recanto Monsenhor Albino também expressou seu agradecimento à Casa das Tintas Arte e Decor, que doou as telas utilizadas na oficina. O resultado dos trabalhos foi exposto na sexta-feira, 20, durante as comemorações da 33ª Semana Monsenhor Albino, no próprio Recanto.
Autor