OAB alerta que golpistas estão criando perfis falsos de advogados
Em um dos casos, indivíduo tem se passado por um profissional de Tabapuã há 2 anos
Foto: Arquivo Pessoal - Presidente da OAB, Nezio Leite alerta para golpes envolvendo advogados da região
Por Guilherme Gandini | 31 de dezembro, 2023

Golpistas tem criado falsos perfis de advogados de Catanduva e região nas redes sociais e no WhatsApp e, a partir deles, entram em contato com os clientes dos profissionais do Direito, indicam números de processos e pedem depósitos em dinheiro ou transferências via Pix. Esse é o modus operandi de estelionatários que usam os recursos virtuais para obter dinheiro.

O alerta é da OAB de Catanduva, que tem utilizado as próprias redes sociais para orientar os cidadãos sobre a prática criminosa, que tem se intensificado nos últimos meses.

“Vários advogados estão sendo vítimas dos falsos perfis e os respectivos clientes também tem sido vítimas, pois já houve clientes que efetivaram o pix do valor solicitado”, afirma o presidente da OAB de Catanduva, Nezio Leite, que tem mobilizado esforços para frear os golpes.

Ele diz que há casos do tipo registrados em Catanduva e na Comarca de Tabapuã, onde a situação é ainda mais grave, já que uma pessoa desconhecida tem utilizado dados pessoais, número da OAB e de documentos, passando-se pelo advogado Gabriel Vitor Domingues.

De acordo com boletim de ocorrência registrado pelo profissional, o estelionatário tem se passado por ele para cometer golpes contra várias pessoas há cerca de dois anos. As vítimas, ao acreditarem estarem lidando com Domingues, têm entregado dinheiro e informações sensíveis ao suspeito.

“O indivíduo tem afirmado falsamente trabalhar no setor jurídico de diversas instituições financeiras renomadas, enganando suas vítimas e levando-as a acreditar que ele pode intermediar negociações e resolver questões jurídicas. Geralmente, segundo ele, sendo necessário o pagamento de IOF para que seja liberado o empréstimo buscado pela vítima.”

Quando essas pessoas descobrem que foram enganadas, acabam entrando em contato com o advogado de Tabapuã na tentativa de reaver o dinheiro que, na verdade, foi investido em transações fraudulentas intermediadas pelo suspeito. Três boletins já foram registrados pelo advogado para preservar seus direitos e documentar o uso indevido de sua identidade.

Diante de todos esses fatos, Nezio Leite reforça o alerta para que as pessoas não depositem nem efetivem transferência bancária para advogados sem confirmar pessoalmente ou por telefone com o próprio profissional que a demanda é real e necessária para o andamento processual.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Greve no Instituto Federal caminha para sua terceira semana
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Servidores ativos têm poucos dias para concluir recadastramento digital obrigatório